XÔ, DESPERDÍCIO! VEJA COMO CONSERVAR FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS

Com dicas simples, você aprende como manter o valor nutricional e o sabor dos alimentos

Quando se pensa em escolha correta e preservação de alimentos como frutas, verduras e legumes, a preocupação, especialmente em tempos de pandemia, precisa ser redobrada. Deixar a geladeira abastecida vai muito além de zerar a lista do supermercado ou da feira. A higienização e o armazenamento seguros devem fazer parte deste ritual para que também não haja desperdício. Por isso, apresentamos aqui alguma dicas da Isabela que nos ajuda a passar orientações de conservação e de melhor aproveitamento de itens como os vegetais que você não abre mão.

Confira:

1. O primeiro passo para conservar frutas, legumes e verduras é a organização. É essencial que você separe os alimentos corretamente para conservá-los por mais tempo. Alguns vegetais e frutas, como a banana e o abacate, emitem etileno, uma substância que acelera o processo de amadurecimento. Por isso, cuidado ao colocar alimentos próximos a eles, pois podem ficar maduros rapidamente.

2. Antes de guardar os alimentos, higienize-os.  Para as verduras, por exemplo, o método recomendado pelo Ministério da Saúde é mergulhar a verdura em 1 litro de água com 1 colher de hipoclorito de sódio (água sanitária) e deixar durante 15 minutos em uma bacia. Em seguida, lave novamente folha por folha em água corrente, até o resíduo sair por completo.

3. Alface, por exemplo, necessita de um armazenamento específico. Depois de higienizar as folhas, guarde-as em potes e coloque um papel toalha em cima. Quando armazená-las na geladeira, coloque os recipientes de cabeça para baixo, assim o papel absorve toda a umidade que restar, deixando-as bem sequinhas.

4.Alguns alimentos, como maçã, pera, melão, banana, batata, pepino, tomate verde, alho, pimenta, café, mel e manjericão não precisam ficar armazenados na geladeira, pois suas propriedades ficam mais conservadas se mantidas em temperatura ambiente. Os grãos secos, como feijão, arroz, aveia e quinoa podem ser armazenados em potes herméticos bem fechados, enquanto os tubérculos, como a batata, podem ser guardados em sacos de papel, em local fresco, escuro e seco.

5.As verduras precisam ficar na última gaveta da geladeira, em embalagens plásticas afastadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas. Retire completamente o ar das embalagens antes de fechar. Outra possibilidade para folhas maiores, como as de couve, é guardá-las em sacos plásticos ou recipientes próprios, em maços pequenos.

6. Para as frutas durarem mais tempo, congele-as para manter seus nutrientes por até 6 meses. Seja em pedaços ou apenas a polpa, as frutas congeladas rendem ótimas vitaminas, sucos e smoothies.

7. Para congelar os vegetais, é necessário branqueá-los, ou seja, pré-cozer os alimentos antes de armazená-los. Este processo é o correto para manter a textura e o teor nutritivo, que pode ser preservado por mais tempo. Para fazer o branqueamento, basta ferver um litro de água para cada 100 gramas de legumes já descascados e cortados, deixar cozinhar até que fiquem “al dente” e, em seguida, mergulhar o alimento em um recipiente com água e gelo para dar um choque térmico. Depois de frios, embale-os em potes ou sacos plásticos para irem ao refrigerador.

8. Colocar etiquetas nas embalagens no momento de organização ajudará você a saber a data em que o alimento foi armazenado e a data de validade, dependendo do caso. Separe os produtos em embalagens que possibilitem a retirada do ar, o que evita que micro-organismos se reproduzam.

Se você gostou deste conteúdo e acha que pode ajudar outras pessoas, compartilhe e comente!