Confesse, já aconteceu com você. Na pressa de realizar o exercício físico e estar em paz com a consciência, você já deixou para trás duas questões essenciais: aquecimento e alongamento. É melhor repensar. São ações tão fundamentais quanto o exercício e si e não se pode deixar para trás. Aquecimento e alongamento são propostas que preparam e mantêm o corpo em condições para realizar movimentos e relaxar.
Para saber mais sobre isso fomos conversar com a educadora física Vanessa Fernandes Menache, especialista em Treinamento Funcional e Pilates e pós-graduada em Biomecânica do Movimento. Então, preste atenção em nossas dicas e converse com seu treinador para ajustar o que for preciso!
De acordo com Vanessa, o aquecimento é muito importante porque visa obter o estado físico ideal para realização de movimentos e deve começar com exercícios cíclicos por um pequeno período para aumentar a temperatura corporal e preparar o sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade a ser realizada. “Músculos aquecidos têm redução da resistência elástica o que os torna menos suscetíveis a lesões”, afirma Vanessa, que é coach do Treinamento Inteligente. Ela sinaliza, ainda, que neste treinamento, o aquecimento vai além e é chamado de Preparação de Movimento.
Assim, continua, após a elevação da temperatura corporal, ativa-se a região do core com exercícios de estabilização como as pranchas e pontes. Na sequência, realiza-se alongamentos dinâmicos para lubrificar as articulações e preparar os músculos de forma específica para o movimento. “Podemos ainda utilizar uma ativação neuromuscular para facilitar a resposta neuro motora ao estímulo do treino”, completa a coach.
Vanessa ressalta que a Preparação de Movimento, ou aquecimento, deve durar, aproximadamente, 15 minutos: 3' a 6' de atividade cíclica (corrida, pular corda, bike, etc), 2' a 4' para ativar o core (pranchas) e 4 a 8 exercícios de alongamento dinâmico (3' a 5'), e 2' de ativação neuromuscular (atividades com intensidade elevada).
SEQUÊNCIA AO AQUECIMENTO E ALONGAMENTO
Pois bem, alongamento feito, atividade física executada. Não, não acabou ainda! O alongamento após a prática esportiva ou treinamento físico pode ser estático e na Metodologia Treinamento Inteligente é realizado de forma suave com objetivo de relaxamento. “Se possível após leve soltura com acessórios para liberação miofascial, dessa forma o corpo irá se regenerar evitando tensões”, comenta a educadora física.
Quem não faz alongamento após atividades física pode ter aumentada a incidência de lesões prejudicando também a produçaõ da força, potência e velocidade, uma vez que músculos alongados e flexíveis acumulam energia para os movimentos mais importantes de qualquer prática esportiva que exija tais qualidades físicas.
“O alongamento dinâmico deve ser realizado antes de iniciar a atividade física de forma controlada e com ênfase nas principais articulações a serem utilizadas durante a atividade, pode se fazer 4 a 8 exercícios com até 10 repetições cada um, enquanto os alongamentos estáticos serão realizados de forma suave ao término da parte principal do treino com a sugestão de alongar aproximadamente 20" a 30" em cada posição dos principais músculos trabalhados durante a prática esportiva”, conclui Vanessa.