VOCÊ SABE SE O SEU NARIZ FUNCIONA BEM?

Otorrinolaringologista fala dos problemas mais comuns, mas nem sempre percebidos

Muitas pessoas têm problemas nasais e desconhecem o que são, sua causa e muito menos a possibilidade ou necessidade de tratamento. Entre as alterações funcionais do nariz muito frequentes estão: desvios septais, hipertrofia de cornetos relacionadas a rinites, sinusites crônicas, e pólipos.  

Várias dessas alterações podem e devem ser tratadas com cirurgia.  A recomendação é que seja feita por um médico especialista experiente. "Um domínio total das técnicas cirúrgicas relacionadas a estética, mas também da função nasal, garante um resultado mais completo, tornando o nariz belo e funcional", explica o otorrinolaringologista Gustavo  Gosling, especialista em rinoplastia.  

"Todos sabemos como um nariz entupido pode afetar a qualidade de vida do paciente, trazendo desconforto, sensação de congestão facial, boca e garganta secas, roncos, sono de má qualidade, sonolência diurna, aumento da ansiedade, perda de rendimento desportivo, entre tantas outras perturbações. Assim, acreditamos que as alterações internas nasais devam ser identificadas e corrigidas na eventualidade de uma rinoplastia", detalha o médico.

Gustavo Gosling responde as dúvidas mais frequentes sobre a rinoplastia:  

Quanto tempo demora a cirurgia?

A cirurgia demora de 2 a 4 horas, dependendo da complexidade de cada caso.

O pós operatório é muito dorido?

Raramente. A rinoplastia apresenta pós-operatório geralmente confortável. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é usualmente combatida com analgésicos, comuns.

Com quantos anos é possível fazer uma rinoplastia?

Dependendo do caso, em mulheres a partir de 16 anos. No homem, por apresentar um desenvolvimento do nariz mais tardio, recomenda-se esperar até os 18 anos pelo menos.

Qual a diferença entre cirurgia aberta e fechada?

Na rinoplastia aberta, uma incisão é feita na frente do nariz, na columela. A pele é levantada para uma exposição completa das estruturas nasais. Uma cicatriz externa no nariz será permanente, mas discreta. Na rinoplastia fechada, todas as incisões são feitas dentro do nariz, e assim evita-se cicatrizes externas. Neste caso, a visualização das estruturas fica limitada, e a cirurgia mais difícil, mas um cirurgião experiente consegue fazer todas as alterações necessárias por dentro do nariz.