VEJA APLICATIVOS PARA CONTROLE À INTERNET

Dispositivos que ajudam a controlar o acesso do conteúdo à grande rede auxiliam pais na educação frente às novas tecnologias

É motivo de orgulho para pais constatar o quanto seus pequeninos, a cada dia, se familiarizam mais e mais com a tecnologia. O domínio de ferramentas e aplicativos se dá com tanta rapidez que mesmo adultos, muitas vezes, têm dificuldade em acompanhar essa evolução. Mas, o controle à Internet é algo que precisa ser permanentemente renovado e revisto.

Em casa ou na escola, as crianças têm acesso à rede mundial e desenvolvem habilidades que podem ser usadas para entretenimento ou para fins educativos, sendo auxiliares no aprendizado. No entanto, o uso de tablets, celulares e outros equipamentos dessa natureza também podem dividir opiniões entre a comunidade escolar, sendo o controle à Internet algo que deve figurar entre as formas de permitir o acesso ao conhecimento dos pequenos.

CONTROLE À INTERNET AINDA LONGE DO IDEAL

Uma pesquisa realizada pelo Instituto iStart no ano de 2015, o uso indevido dessas ferramentas tecnológicas na escola é algo muito comum e com frequência os estabelecimentos de ensino ouvidos no estudo afirmaram, de maneira unânime, que no mínimo, 20 ocorrências que comprovam esse mau uso foram registradas nos aplicativos entre os estudantes no ano letivo de 2015.

Ainda conforme o estudo, as crianças que usam o aparelho de telefone celular, tablets ou simplesmente alguns tipos de máquinas fotográficas, não recebem as orientações corretas dos familiares, e mesmo da escola, para que usem de maneira segura, saudável, legal e ética esses dispositivos.

Assim, mesmo que a Internet ofereça informações de relevância e que ajudam na formação dos alunos, os crimes virtuais e visualização de conteúdos que são impróprios, bem como a exposição inadequada da família na rede, preocupam e fazem com que o controle à internet seja urgente.

Para deixar as famílias mais tranquilas no que se refere ao uso correto das ferramentas tecnológicas tanto na escola quanto em casa, há empresas que criaram aplicativos através dos quais os pais podem verificar fulltime o que os filhos estão acessando, realizando um controle à Internet mais eficaz.

Uma dessas empresas é o blog eMania - Apaixonados por Fotografia, Vídeo e Cinema, que elaborou uma lista com os aplicativos mais comuns que restringem o acesso dos pequenos a determinados tipos de conteúdos na rede mundial de computadores.

ALGUNS DISPOSITIVOS DE CONTROLE À INTERNET

Dinner Time

Esse aplicativo está disponível para Android e se apresenta de forma tão simples quanto eficiente para que os pais efetuem o controle à Internet de crianças que usam smartphone ou tablet. Por meio do Dinner Time, os pais podem bloquear o aparelho de telefone por tempo determinado e estabelecem um limite por dia do uso do celular. Aplicativos também podem ser bloqueados temporariamente, o que ajuda a manter as crianças em seu foco. Há duas versões disponíveis para o Dinner Timer, a gratuita possibilita o cadastro de até duas crianças. Já a que é cobrada custa US$ 1,99 e abrange até cinco filhos cadastrados.

Familly Guardian

Disponível para o sistema Android para o controle parental, esse aplicativo possibilita aos pais monitorarem a localização das crianças assim como o uso dos smartphones. Gratuito, esse recurso permite, também o bloqueio de contatos e tem o alarme de pânico.

Kaspersky Parental Control

Disponível taanto para Android quanto para iOS, esse dispositivo é para tablets e smartphones. Ele controla dowloads de arquivos e oferece a possibilidade de bloqueio da transferência de dados particulares, a exemplo de números de telefone e de cartões de crédito.

Smylesafe Parental Controls

Além de todas as funções básicas, esse aplicativo tem a opção de enviar e-mail para quem for o administrador toda vez que alguém tentar ter acesso ao conteúdo que está bloqueado. O Smylesafe Parental Controls está disponível exclusivamente para que estiver disposto a pagar por ele, para iOS e Android.

Net Nanny

Com esse aplicativo, a criança tem a liberdade de estar na Internet, sem causar maiores preocupações aos pais ou cuidadores. O Net Nanny atua na restrição de acesso a conteúdos inadequados para as crianças. É gratuito para testes.

Mas, mais importante do que dispor de tecnologia que bloqueie conteúdos impróprios para seus filhos, é fundamental que os pais entendam que o diálogo é a melhor ferramenta de prevenção e proteção. Converse com seus filhos, afilhados, sobrinhos, alunos. Esteja presente.