UNIVERSIDADE FEEVALE FABRICA PROTETORES FACIAIS PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Materiais são produzidos em impressoras 3D, nos laboratórios da instituição e serão usados no combate ao coronavírus

A Universidade Feevale, por meio dos laboratórios dos cursos de Engenharia, Computação e Design e do Feevale Techpark, iniciou a produção de protetores faciais (face shield) de acetato para os profissionais da área da Saúde que estão trabalhando no combate à Covid-19.  Os primeiros protótipos já estão prontos e serão testados nesta quinta-feira, 26, pela Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) e pelo Hospital Municipal Lauro Reus, de Campo Bom.
 
A previsão inicial é que a Universidade produza cerca de 20 equipamentos de proteção por dia, os quais serão doados a hospitais e unidades básicas de saúde da região.  Os materiais estão sendo executados no Centro de Design, Ceted e Oficina Tecnológica da Feevale e a fabricação é feita em impressoras 3D.
 
Para o reitor Cleber Prodanov, o objetivo de desenvolver esses materiais é colaborar na proteção dos profissionais da Saúde que estão atendendo e acolhendo os pacientes. "A Universidade Feevale está engajada em todas as suas áreas, para que possamos ajudar a minimizar a expansão do Coronavírus. Essa contribuição é muito importante, pois significa uma barreira física entre o vírus e a pessoa que está na linha de frente", destaca.
 
A Feevale aceita contribuições dos materiais necessários (abaixo) para a realização da ação. Os interessados em ajudar nessa causa podem entrar em contato pelo telefone (51) 3597 5802 ou pelo e-mail techpark@feevale.br.
 
Elementos utilizados na produção dos protetores faciais:
- Filamento de PLA 1,75mm
- Filamento de ABS 1,75mm
- Chapa de Acetato espessura mínima 0,5mm x 1020mm x 1000mm