UM BOM LUGAR PRA LER UM LIVRO, TOMAR UM CAFÉ, UMA CERVEJA ARTESANAL, COISA E TAL

Saiba mais sobre um dos lugares mais encantadores do Vale do Sinos (RS), cheio de referências culturais e um toque todo especial para receber com boa energia

Foi no final de 2017 que uma proposta inovadora começou a reunir pessoas do bem na cidade de Novo Hamburgo. Um lugar para celebrar a vida, o bem-estar e a busca pelo equilíbrio. Um lugar para se apreciar a boa música, a boa literatura, uma cerveja artesanal pra lá de especial e refeições feitas de maneira bem peculiar. O Coisa&Tal vem sendo um ponto de encontro para quem quer dar aquela "desacelerada", um happy hour, um café... Tem discos de vinil para dar aquela viajada na memória...! E muito mais.
Conversamos com a responsável por dar essa personalidade ao local que cada dia mais conquista um público bem variado. Paola Costa fala dessa proposta com o coração. Pegue um café, um chá, ou uma cervejinha, e leia este relato cheio de afeto. Depois, se ainda não conhece, corre lá no Coisa&Tal, que fica na rua João Antônio da Silveira, 619. 

Temas Preferidos -Fale sobre como surgiu a ideia do Coisa&Tal, e por que esse nome ao lugar?
Paola Costa - Eu comecei a perceber que as pessoas não tinham mais tempo para conversar, que falam umas com as outras sem olhar nos olhos (que estão sempre grudados na tela do celular), não percebem a beleza das coisas ao caminhar na rua, que não têm tempo para escolher o que ouvir... simplesmente, pegam listas prontas no Spotify. Então, surgiu a ideia de um lugar onde a gente possa se desconectar um pouco da loucura imposta pelo dia-a-dia, se conectar com a natureza e com as diferentes formas de arte, baixar o ritmo, garimpar um bom disco, sentar e ouvir (e, depois levantar para trocar o lado... heheh), um lugar para trabalhar a o corpo e a mente, consumir produtos artesanais feitos com muito amor por produtores locais, um lugar para encontrar amigos, para trazer a família... um lugar para ser feliz!  O nome é porque tem muita coisa acontecendo nessa casa: livros, discos, eventos, terapias, cafés, cervejas artesanais,  lanches, shows, produtos artesanais e "coisa e tal".

TP - Como foi a escolha do nome? 
PC - Foi beeemmmm difícil... porque nossa casa é um conceito novo, diferente de tudo que existe na região. Temos um mundo de possibilidades e o nome precisava representar bem tudo isso. Então, pensamos em algumas expressões que usamos e que fossem divertidas. Ficamos entre dois nomes: Coisa & Tal e Aquele Lugar (aquele lugar para ser feliz,sabe?)... então, escolhemos 1 para Razão Social e outro para Fantasia!

TP - A cultura é algo bem presente, tem livros, discos... Qual a imporância em oferecer isso tudo? 
PC - A arte é a medicina da alma, a vida sem ela, seria um erro. Livros, discos e espetáculos nos fazem viajar sem sair do lugar, conhecer novas culturas, viver novas histórias, alimentam a alma, que tem sido deixada tão de lado ultimamente. Temos um palco que está sempre aberto para os artistas locais virem mostrar sua arte. Temos tanta gente talentosa com poucas oportunidades de mostrar seus talentos.  Nosso objetivo é esse também, dar visibilidade os artistas locais!

TP - A gente percebe que o Coisa&Tal também se propõe a resgatar joias do passado, como o vinil. Como isso tudo foi pensado? E o acervo de onde vem? 
PC - Antigamente, vivíamos em outra velocidade... apreciar uma boa música era praticamente um evento: as pessoas se reuniam ao redor do toca-discos para desfrutar daquele momento! Por isso, nosso cantinho do  vinil é cheio de sofás e almofadas, para que se possa relaxar curtindo o "bolachão" escolhido... além disso, a qualidade do som dos LP´s é superior às tecnologias atuais, percebe-se maior riqueza de detalhes e o barulhinho da agulha chiando também é uma delícia! O nosso acervo é do querido Cage Lisboa, radialista que por muitos anos teve o Bazar do Vinil, juntamente com o Porã (também radialista).

TP - A literatura também é algo bem diversificado, com lançamentos e propostas para todos os públicos. Como é pensar esse aspecto? 
PC - Os títulos são escolhidos a dedo, nós mesmos definimos cada um dos livros, sempre pensando em atender todos os gostos. Eu, particularmente, sou apaixonada por várias linhas de literatura, então, penso que é preciso ter uma grande diversidade de editoras, autores e títulos, desde os grandes clássicos, até os mais modernos. Além disso, aceitamos encomendas de títulos que não estiverem disponíveis na loja, temos entrega de livros toda terça-feira e toda sexta-feira.

TP - E a gastronomia... ! Como foi montar essa proposta, de coisas feitas na hora, onde a gente percebe o cuidado e o afeto? Qual a importância de trabalhar bem essa energia nas refeições servidas? 
PC - Aqui voltamos para a ideia de "baixar o ritmo". Quem quiser "fast food" não vai encontrar na Coisa & Tal. Aqui é Slow Food mesmo... tudo é preparado na hora, para cada cliente em especial, com todo amor, carinho e atenção que cada um merece. Acreditamos muito que tudo é energia e que precisamos colocar boas energias nos alimentos para que eles sejam bem digeridos e realmente nutram de forma adequada o organismo. Temos uma hortinha de chás, temperos e algumas árvores frutíferas que estão a disposição para que os clientes levem produtos fresquinhos para casa... Esse é nosso mimo para nossos clientes.

TP - E como foi incluir as cervejas artesanais nesse projeto, priorizando o que é da cidade?
PC - A cerveja artesanal também merece ser apreciada com calma, gole a gole para que se possa sentir todos os sabores. Trabalhar somente com marcas de Novo Hamburgo foi a maneira que encontramos de apoiar e valorizar os produtores locais. 

TP - O Coisa&Tal também oferece atividades na área da saúde e do bem-estar. Que tipo de atividades podem ser encontradas e para qual público?
PC -  Nós temos um terapeuta holística que atua na área da naturopatia, reflexoterapia, medicina chinesa, etc. Além disso, temos práticas de meditação e yoga diariamente. As atividades são indicadas para todas as faixas etárias.