TREINAMENTO DE PAIS: UMA POSSIBILIDADE DE CONQUISTAR O EQUILÍBRIO NA CRIAÇÃO DOS FILHOS

Centro de Terapia da Família promove encontro para falar dos desafios em cuidar de pequenos de até 10 anos

Para a maioria das ações que desempenhamos, o treinamento é primordial. Seja no âmbito profissional, pessoal, tudo exige que nos dediquemos de forma especial. Com a paternidade e maternidade não é diferente. O treinamento de pais ou cuidadores é uma realidade e não há nenhum demérito nisso, muito pelo contrário.

O atual contexto social e emocional sugere a busca por ajuda para criar os pequenos, especialmente os menores de 10 anos. Por isso, os psicólogos Mirela Manfro e Guilherme Ebert desenvolveram o Treinamento de Pais, uma abordagem que visa a ajudar a encontrar suporte para tornar a educação com confiança uma realidade. Assim, em 18 de julho, o treinamento será ministrado pelos dois profissionais que atuam Centro de Terapia da Família, em Novo Hamburgo (RS). Veja abaixo como participar.

A ideia é apresentar o que se pode aprender com as emoções, bem como auxiliar no comportamento e manejo de conduta com as crianças como limites, regras, afetividade, diálogo. Da mesma forma, diz Mirela, a proposta é salientar a importância da empatia e da resiliência.

Ela conta que o treinamento foi estruturado a partir da percepção obtida na clínica, das consultas e das dúvidas e problemas apresentados por pais ou cuidadores. "Muitos pais não se sentem confiantes em sua maneira de educar e impor regras e limites, parecendo que perderam a confiança em si, no que acreditam. Temos uma grande acessibilidade a informarções das mais diversas e ao mesmo tempo, nunca os pais se sentiram tão perdidos no que diz respeito à educação de seus filhos", afirma a psicóloga. Assim, o treino vem para auxiliar e complementar tanto os pais que já buscam ajuda terapêutica para seus filhos, como aqueles que o fazem pela primeira vez.

O limite de idade, crianças de até 10 anos, se explica por que, normalmente, o tratamento se divide entre "pais de filhos na primeira infância", até os 10 anos, e os "pais de adolescentes. "Pois percebemos que as demandas começam a ser diferentes nestas duas fases da vida dos filhos", acrescenta Mirela.

Como terapeutas, Mirela e Guilherme entendem que as emoções das crianças são extremamente importantes. Porém, dizem, percebe-se que na maioria das famílias isso passa despercebido: os pais não sabem como conversar com seus filhos sobre o que eles sentem, nem expressar para seus filhos suas próprias emoções. "Vamos trabalhar isso no treinamento, além de como estabelecer limites para os filhos de forma assertiva, o equilíbrio entre permissividade e exagero, firmeza e amor.

Também não deixarão de abordar a importância de uma boa rotina, de regras e principalmente de como estabelecê-las da melhor forma para cada contexto familiar. 

Serviço:
O quê: Treinamento de Pais
Quando: 18 de julho
Onde: Rua Tamandaré, 140/salas 802 e 803
Investimento: R$ 150
Inscrições pelo telefone: 51 9 81440672 ou pelo email contato@ctfamilia.com

Os ministrantes
Os organizadores do Treino de Pais do Centro de Terapia da Família são Mirela Manfro, (Psicóloga Clínica, Terapeuta de Família e Casal, Terapeuta Cognitiva Comportamental para Crianças e Adolescentes) e Guilherme Ebert (Terapeuta Clínico, Especializado em Terapia Cognitiva Comportamental para Adultos, Crianças e Adolescentes)