Antes mesmo da chegada do Inverno que chegou oficialmente no dia 20, a baixa temperatura pegou muita gente de surpresa. Com dias mais frios, muita gente se sente desestimulada a manter a rotina de atividades físicas e fica propensa a aumentar o consumo de calorias, comendo mais do que o necessário. Pequenas mudanças de hábitos e atitudes são fundamentais para manter o pique, como se exercitar em grupos ou praticar uma aula mais animada. E há um motivo a mais para se exercitar no frio: nestes dias as pessoas aceleram a queima de calorias, reduzindo peso, segundo estudos e pesquisas internacionais.
De acordo com o Gerente Técnico Corporativo da Cia Athletica, Cacá Ferreira, manter a atividade física, mesmo que com dias frios, é fundamental para quem deseja melhorar a qualidade de vida ou manter o peso. Para fugir da preguiça e do sedentarismo, existem algumas dicas simples para motivar a rotina nos dias frios. Pesquisas mostram que a diversão é uma grande aliada para manter as atividades físicas com temperaturas baixas. Uma das dicas é trocar as atividades individuais por grupos ou acompanhado de mais pessoas.
“Aulas em grupos, com músicas e professor motivado, são cruciais para a manutenção da rotina”, conta Cacá. “Quando a pessoa participa de aulas em grupos e com participantes tendo um objetivo comum, como perder peso, a força das pessoas auxilia a todos a manterem um nível de empenho na frequência das aulas e também na qualidade da execução dos exercícios. E isto aumenta ainda mais quando existe uma competição entre os grupos. Por exemplo: grupo que mais perde peso em 30 dias”.
SEM DESCULPAS!
Existem outros fatores que estimulam as pessoas a “dar um tempo” nas atividades físicas nos dias mais frios, mas que são facilmente contornados, segundo Cacá Ferreira. De acordo com ele, os seis motivos mais comuns alegados pelas pessoas para “fugir” de uma academia no Inverno são: acordar no frio desanima; tenho que colocar muita roupa; o frio desanima; eu malho no Verão, pois se que no Inverno...; a gente não mostra muito o corpo no Inverno, fica tudo escondido mesmo; as mães têm medo de colocar seus filhos para nadar no inverno; no inverno ninguém quer ir malhar comigo e fazer o meu treino sozinho, desanimo. Para cada desculpa acima, ele dá algumas dicas simples (ver abaixo).
Para desconstruir as desculpas, o Gerente Técnico Corporativo da Cia Athletica vai além e conta que os dias gelados são recomendados para quem busca perder peso. “No Inverno, o meio ambiente está mais frio que o seu corpo, assim você perde calor mais facilmente, fazendo com que ele busque manter a temperatura, aumentando a temperatura interna pelo aumento do metabolismo e, isso, custa mais calorias. Em um dia de frio o gasto de calorias com exercício, somado ao gasto maior para manter sua temperatura do corpo, serão fortes aliados para manter seu corpo em forma”, explica.
Os TOP 6 motivos para não malhar no inverno
1-Acordar no frio desanima! e preciso colocar muita roupa
NÃO tome banho quando acordar, pois o banho quente relaxa o corpo e dá mais preguiça. Durma com uma roupa quente e deixe a roupa de vestir e a mala prontas ao lado da cama, assim você terá menos trabalho e sentirá frio por menos tempo.
TOME BANHO depois do treino e se agasalhe bem.
Importante: quando você acorda o seu corpo está quente.
Levantando haverá um esfriamento. Se tomar um banho quente novamente esquentará e no momento da troca de roupa esfriará.
Essa mudança de temperatura causa um grande estresse no organismo, ocasionando uma baixa na resistência imunológica.
2- O frio desanima
Comece mudando seu treino para um horário mais quente (almoço ou final de tarde). Seu organismo e sua rotina diária se adaptarão aos dias mais frios.
3- Eu malho no verão, pois sei que no inverno.....
Não perca tudo o que você conseguiu no Verão. Mantenha 50 % das mesmas atividades para promover uma manutenção.
Importante: pessoas que ao longo do ano fazem sempre 2 ou 3 vezes por semana de atividade física perde mais lentamente os efeitos do que aquelas que fazem todos os dias.
4- As mães têm medo de colocar seus filhos para nadar no inverno
Planeje para o seu filho uma outra atividade nos meses de frio - junho e julho - principalmente. Existe muitos tipos e lugares mais apropriados para este clima
5- No inverno ninguém quer ir malhar comigo e fazer o meu treino sozinho me desanimo
Crie sinergia com uma boa companhia – sempre duas ou mais pessoas juntas conseguirão realizar mais atividade e por maior tempo do que elas separadamente. De repente, você não gosta de malhar no frio, se tem desânimo, mas sabe que seu colega vai... é um fator de motivação para malhar. Ou quando você até vai para academia, porém não tem vontade de entrar na aula e um colega de treino dá aquela força para você entrar e aguentar até o fim, é fundamental.
Comece a praticar uma atividade física com mais colegas ou aulas em grupo nos mesmos horários e dias. Os resultados serão mais expressivos, o tempo passará mais rápido e os amigos que terá feito na aula irão incentivá-lo para cuidar da saúde com chuva, sol, verão ou inverno.