SETEMBRO DOURADO: ALERTA AO RETINOBLASTOMA, CÂNCER QUE ATINGE CRIANÇAS COM ATÉ 5 ANOS

O tumor intraocular é o mais comum na infância, é grave e pode levar à cegueira ou morte

Um alerta importante para quem tem crianças ou convive com elas. O retinoblastoma é o câncer intraocular mais comum na infância, uma doença grave que acomete crianças de até 5 anos de idade. Neste Setembro Dourado, mês de mobilização contra o câncer infantojuvenil, falamos sobre a importância do diagnóstico precoce. Quem colabora com o Temas Preferidos é Rodolfo Alves Paulo de Souza, Especialista em Retina do Recém-Nascido, do CBV - Hospital de Olhos, de Brasília (DF).  

No Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes. Só em 2018, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram cerca de 12.500 novos casos no País. Entre os brasileiros, segundo a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca), a patologia afeta cerca de 400 crianças por ano. Quando não diagnosticado precocemente e tratado adequadamente, o tumor maligno pode causar cegueira e, até mesmo, levar à morte.

O retinoblastoma pode ser classificado como esporádico ou hereditário. O esporádico, geralmente unilateral (um olho apenas) e corresponde a 60-70% dos casos. Na forma hereditária, pode ser unilateral, correspondendo a 15% dos casos, ou bilateral (os dois olhos são afetados) que corresponde a 25% dos casos.

O tumor é caracterizado de duas maneiras: unilateral, quando compromete apenas um olho, e/ou  bilateral - quando os dois olhos são atingidos. A doença é considerada rara, silenciosa e agressiva, por isso, é importante a realização do Teste do Olhinho - procedimento feito logo após o nascimento, cujo objetivo é detectar possíveis problemas de visão. 

O câncer intraocular pode se manifestar por meio do estrabismo, problemas de visão, dor ocular, sensibilidade à luz, além de dificuldade visual e a leucocoria - presente em 90% dos casos diagnosticados. O médico alerte que este sinal é caracterizado por um reflexo branco na pupila, mais conhecido como "reflexo de olho de gato." Ainda segundo o INCA, cerca de 80% dos casos de câncer em crianças e adolescentes podem ser curados, por isso, a importância do diagnóstico precoce. O tratamento do retinoblastoma é individualizado e depende do estágio da doença do paciente. A regularidade nas consultas é a maneira mais efetiva de prevenir e controlar possíveis problemas oculares. 

Cegueira infantil

Cerca de 60% das causas de cegueira e/ou de grave sequela visual nas crianças podem ser prevenidas ou tratadas quando diagnosticadas precocemente, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica. Nesta fase, as doenças mais comuns são: catarata congênita, glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade e retinoblastoma. Para detectar doenças oculares nos pequenos, o Teste do Olhinho - realizado quando a criança nasce -  é extremamente importante e eficaz.

Sobre o CBV - Hospital de Olhos -  Fundado em 2004, o hospital foi criado para oferecer soluções em consultas, exames, tratamentos clínicos e cirurgias em um mesmo local. E, para garantir um atendimento de urgência, conta também com o plantão 24h. 

O CBV tem como eixo central a busca da qualidade máxima, avaliada e aprovada pelas certificações ISO 9001:2015 e ONA Nível 3 – Acreditação Máxima de Qualidade Hospitalar. O hospital investe constantemente em tecnologia, equipamentos de alta performance e conta também com uma equipe médica altamente capacitada.