SETEMBRO AMARELO: LIVRO ABORDA ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

No mês da conscientização e prevenção do suicídio psicólogas apresentam técnicas de enfrentamento para minimizar o sofrimento e, assim, vencer mais um dia

A prevenção pode salvar vidas. E neste mês de setembro, a frase pode ser ainda mais reforçada em todas as esferas sociais e familiares. No Setembro Amarelo, período em que a disseminação da prevenção ao suicídio é ainda mais intensa, o trabalho de duas psicólogas pode ser uma ferramenta importante: VIDAA: 5 passos para vencer mais um dia, escrito por Victória Duarte e Monique Tassinari, publicada pela Editora Sinopsys.

A obra aborda alternativas de enfrentamento que minimizam o sofrimento de quem pensa em cometer suicídio e também auxilia pessoas que estão passando  por alguma dor. Há cerca de 800 mil mortes por suicídio por ano no mundo. No Brasil são cerca de 32 casos por dia. Para cada morte por suicídio cerca de 50 pessoas são afetadas. Por isso, este livro possui uma grande importância, a nível inclusive de saúde pública.

As autoras constroem com uma linguagem acessível, direta e sem deixar de lado a sensibilidade para trabalhar esse tema, estratégias com enfoque preventivo e promotor da saúde mental. As psicólogas falam sobre a importância do acrônico usado como título da obra. “O acrônimo VIDAA se refere a 5 passos. Veja quando você precisa de ajuda; Imagine motivos para viver e para não morrer; Distraia-se sozinho ou com outras pessoas; Ampare-se e busque amparo e Abrace-se, você venceu”, explicam.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), afirma que 9 em cada 10 casos poderiam ser evitados através de estratégias de prevenção. Dessa forma, levando em consideração o cenário brasileiro, a obra “VIDAA: 5 passos para vencer mais um dia” se apresenta como uma ferramenta potente para tais enfrentamentos e ações preventivas.

Autoras

Victória Duarte. Psicóloga Clínica. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (InTCC). Formação em andamento em Terapia de Esquemas (Wainer Psicologia Cognitiva). Professora da Wainer Psicologia Cognitiva. Professora da formação em Esquemas do InTCC. Membro do Instituto TRI de Educação Socioemocional.

Monique Tassinari. Psicóloga Clínica. Graduada pelo Centro Universitário Metodista do Sul (IPA). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (InTCC). Formação em andamento em Terapia de Esquemas (Wainer Psicologia Cognitiva). Professora convidada de cursos de formação e especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e Infância e Adolescência nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.