SETE MITOS E VERDADES SOBRE OBSTRUÇÃO NASAL

Especialista fala sobre o desconforto que pode ter várias causas mas pode ser controlada

Os dias estão mais acinzentados, as paisagens têm folhas caídas ao chão e as mangas longas são protagonistas nos trajes do amanhecer e do fim do dia. O cenário não nega: o outono chegou. Apesar de agradável por muitos aspectos, a estação de mudanças bruscas nas temperaturas e umidade elevada provoca desconfortos no fluxo da respiração.  

Tão recorrente nesta época do ano, a obstrução nasal gera muitas dúvidas, devido às suas múltiplas causas e tratamentos. Confira, nas orientações do Dr. Nelsoni de Almeida, médico otorrinolaringologista e Membro Titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, alguns mitos e verdades sobre este distúrbio:

Nariz entupido é sinônimo de gripe ou resfriado.

MITO. Não são somente gripes e resfriados que levam a esta desagradável sensação. Podendo ser desencadeada por vários fatores, a obstrução nasal tem origem a partir de causas alérgicas ou virais, e eventualmente também de distúrbios estruturais no nariz.

Rinites ou rinossinusites podem ser alérgicas e infecciosas.

VERDADE. Os casos alérgicos ocorrem como decorrência de uma exposição da mucosa nasal a alérgenos específicos, como fungos, ácaros e pelos de animais. Já as rinites infecciosas mais comuns são causadas por vírus comuns e também por microorganismos como bactérias ou fungos.

Sinusite é somente bacteriana e rinite é somente alérgica.

MITO.  Contudo, é muito comum que as duas condições estejam correlacionadas, com a rinite alérgica causando um inchaço na mucosa do nariz, que por sua vez, vai causar obstrução dos seios da face. Quando essas cavidades são contaminadas por bactérias, ou mais raramente por fungos, ocorre a sinusite infecciosa.

Sprays nasais auxiliam no tratamento.

VERDADE. Sprays nasais e antialérgicos, junto à higienização do nariz com soro fisiológico, são benéficos sempre que receitados pelo médico. A formulação e dosagem corretas são fundamentais para promover a respiração saudável sem causar danos para outras partes do corpo. 

A estrutura nasal não interfere no fluxo de ar.

MITO. A obstrução nasal pode ser um problema funcional gerado por deformidades na parte interna do nariz. A causa mais comum é o desvio de septo, em que as fossas nasais são prejudicadas por uma tortuosidade desta cartilagem, atrapalhando, ou até mesmo impedindo o fluxo de ar.

Obstrução nasal crônica tem cura.

VERDADE. A septoplastia é a cirurgia indicada para corrigir a deformidade estrutural que causa a sensação intermitente de nariz entupido, devolvendo ao paciente o fluxo normal de respiração. Há ainda a opção da rinosseptoplastia, que corrige a parte funcional e harmoniza a estética do nariz.

Respirar pela boca é normal.

MITO. Este é um desvio aparentemente simples, mas que causa diversas alterações no corpo. A começar pelo cansaço excessivo, noites mal-dormidas, irritação e aumento da pressão arterial. Também pode acarretar alterações no céu da boca e na arcada dentária. O fluxo saudável da respiração passa pelo nariz.