SALA DA TEACHER DAIA: Os entraves da inclusão
"Ter me deparado com alunos portadores de deficiência fez com que as diferenças entre eles me fizessem repensar tudo que eu conheço até hoje sobre educação"Por Daiana Souza* Eu sou muito enxerida. Às vezes tenho alguns
problemas com isso. Já passei por diversos conflitos e confesso, nem
sempre é fácil lidar com essa minha característica, difícil de
mudar. Essa condição pode até assumir formas diferentes, ora
rígida ou flexível, mas imutável. E como
professora/educadora/curiosa/inquieta, consigo fazer grandes
descobertas usando tal condição como instrumento de trabalho. Penso
que os profissionais da área da educação que escolhem não se
meter em nada e ficar apenas “na sua”, não conseguem contribuir
tanto quanto poderiam no crescimento de seus alunos.
Aliás, falando neles, nenhum aluno é igual ao
outro. Mas ter me deparado com alunos portadores de deficiência fez
com que as diferenças entre eles me fizessem repensar tudo que eu
conheço até hoje sobre educação. Nem dormi direito, com tantas
ideias, pensamentos e reflexões na minha cabeça que simplesmente
não sossegavam. É muito fácil falar de inclusão quando você está
fora de uma sala de aula. E hoje, além de várias atividades, também
sou professora de apoio à inclusão. Estou todos os dias ao lado de
um aluno portador de deficiência, ajudando-o a sobreviver numa
selva, literalmente. Porém, os animais ferozes que ameaçam os mais
fracos às vezes parecem alguns professores. São exceções, pois me
deparo com outros profissionais absolutamente dispostos a ajudar. Mas
há quem não quer o aluno de inclusão dentro de sala de aula.
Alguns professores não têm paciência, não sabem o que fazer e
ainda precisam “dar conta” de 20 ou 30 alunos barulhentos. Eu, na
posição de auxiliar, me espanto com tamanha dificuldade de lidar
com essa situação.
O sistema é cruel para todos os envolvidos. Não
há como negar. As escolas são obrigadas a cumprir uma lei
(https://todospelaeducacao.org.br/noticias/conheca-o-historico-da-legislacao-sobre-educacao-inclusiva/),
sem ter preparo suficiente; os pais ficam esperançosos ao ver o
filho frequentando uma escola regular, mas ao mesmo tempo se
preocupam com o tratamento e apoio que ele terá; os professores não
sabem quais atividades oferecer ao aluno, pois muitas vezes não
foram preparados para isso; e os alunos assistem atônitos, com
vontade de ajudar mas sem saber o que fazer. Enfim, não há
culpados. Todos os atores dessa peça tem seu papel. Alguns deles
trocam o texto, outros ficam nos bastidores, e tem até gente que não
faz questão nenhuma de abrir o teatro. E cadê o aluno que é
portador de deficiência? Parado, no meio do palco, com um holofote
na cabeça. Ele quer estar lá, quer ter voz, se apresentar. Mas e
agora?
Este é apenas o início de inúmeras reflexões
que precisam ser feitas. Afinal de contas, como fazer da inclusão
escolar algo benéfico para o aluno que precisa estar em sala de
aula, com todos os demais? E se ele é tratado como um estorvo por
professores e com indiferença pelos alunos? Minha experiência como
apoio à inclusão apenas começou e, felizmente, já posso
colecionar pequenas grandes alegrias diárias, observando o progresso
de meu aluno. A cada dificuldade superada, uma celebração. A cada
atividade coletiva, uma risada com os colegas. E a possibilidade de
fazer um aluno portador de deficiência participar de uma aula como
qualquer outro. Alunos de inclusão podem até ser considerados
“enxeridos”, pois entraram em um sistema que não os via, os
repelia. Mas eles não são. Eles devem ser protagonistas de seu
processo de aprendizagem e precisam de uma rede de apoio afinada para
sua trajetória ser bem sucedida. Eles devem ser instrumento para que
a escola seja um lugar cada vez melhor para se estar cheio de
oportunidades, desafios e cercado de afeto por todos os lados. Nós,
professores, nos tornamos alunos destes protagonistas. Ganhei um
pequeno professor que me ensina a ser uma pessoa melhor todos os
dias. *Publicitária e professora de inglês. Daiana Souza escreve quinzenalmente neste espaço. Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão a respeito do tema? Utilize os espaços abaixo para comentários. Publicidade Publicidade |