Por Samuel Hennemann*
Todo projeto cultural sempre estará associado a cultura e ações artísticas, sempre com um planejamento de ações, metas quantitativas/qualitativas, estratégia, para que todo o pensar cultural, ganhe forma e vida. Posso citar aqui alguns exemplos como: espetáculo de dança, festival de cinema, oficinas de música em comunidades carentes ou até mesmo lançamento de um livro.
Para que tudo isso aconteça, pessoas físicas e jurídicas podem patrocinar através de recursos financeiros, e em troca recebem algumas vantagens por serem apoiadoras de determinado projeto.
Empresas patrocinadoras podem obter vários pontos positivos, abaixo cito 6 benefícios:
1. ABATIMENTO DE IMPOSTOS JUNTAMENTE COM CONTRAPARTIDAS
Os patrocínios se efetivam na maioria das vezes através de leis de incentivo fiscal, que podem ser tanto estaduais ou federais.
A lei mais conhecida é a Lei Rouanet (Federal), que prevê que pessoas jurídicas possam patrocinar projetos utilizando até 4% do Imposto de Renda, sendo abatido este valor na próxima declaração. Se uma empresa paga 1 milhão de IR, ela poderá patrocinar, até 40 mil reais e assim obter este desconto na próxima declaração. O patrocínio acaba saindo sem custo algum, sendo que o abatimento é de 100% do valor a ser patrocinado no IR.
2. TRANSFERÊNCIA DE VALORES
Estar presente em projetos culturais permite que a marca compartilhe os valores transmitidos por ele. Valorizar produtos nacionais, incentivar o conhecimento e a participação da comunidade são alternativas envolvidas e que assim podem fazer parte da mensagem que a marca espera transmitir. A empresa deve utilizar as suas redes sociais, para criar uma comunicação diferenciada e criativa para mostrar ao público os projetos que patrocina, sendo assim o patrocínio fica com uma divulgação mais potente, tornando-se parte das ações de marketing e publicidade das empresas. Um exemplo são as grandes empresas de telefonia que em suas postagens não fala de planos de celulares, mas sim, em música, cinema, entretenimento geral.
3. FORTALECER O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Segundo pesquisas sobre o valor de consistência de uma marca, 64% dos consumidores, afirmam que o compartilhamento de valores, é o ponto mais importante para ter um relacionamento de confiança. Patrocinando os projetos culturais certos, a empresa consegue transmitir idéias que atendem as expectativas dos consumidores da marca. Ter um plano de patrocínio bem estruturado gera uma consistência de atuação no negócio, podendo o faturamento aumentar em até 23% em média.
Empresas apoiadoras de projetos culturais, colocam emoção ao discurso e geram uma conexão emocional com o público. Somando isso ao reforço na percepção de imagem e à consistência, cria-se uma ampliação na fidelidade. O relacionamento é otimizado, o que traz maior fortalecimento para a marca.
4. CRIAÇÃO DE UM NOVO FORMATO DE CONTEÚDO
O marketing de conteúdo baseia-se em: oferecer conteúdo relevante, para ajudar ou entreter o cliente.
Os projetos culturais criam formatos de conteúdo interessantes. Uma mostra literária, por exemplo, permite que o empreendimento utilize a literatura para buscar e alcançar o público. Um evento cultural poderá favorecer a criação de ótimos vídeos e fotos, que com certeza serão empregados nas ações de comunicação.
Patrocinando um projeto cultural, o negócio conseguirá aproveitar novos formatos de conteúdo, com as características do público. No ambiente on-line, temos e conseguimos entreter clientes e gerar a produção de conteúdo, e assim, ter um resultado gerar debates e aumentar a interação das pessoas e o alcance de marca.
5. AMPLIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO
Usando as contrapartidas de maneira adequada, as empresas patrocinadoras dos projetos se beneficiam de novas oportunidades. A empresa tem a possibilidade de vender mais ou até mesmo de ampliar a sua base de consumo. Isso está relacionado a alguns motivos. O primeiro é que os patrocínios geram uma ótima aceitação por parte dos clientes. Aproximadamente 54% das pessoas não acreditam em conteúdo meramente promocional e 45% dos consumidores deixam de seguir uma marca, que fala só sobre si. Pelos projetos culturais a empresa consegue se expor e se posicionar, com uma percepção positiva.
A empresa ainda tem a possibilidade de gerar engajamento nos pontos de venda das empresas por meio do patrocínio cultural. Venda de ingressos, promoções do evento para compradores da marca, são ações e maneiras de atrair o público aos pontos de venda e aumentar o faturamento da empresa.
6. INCENTIVO À CULTURA
As empresas patrocinadoras de projetos culturais são importantes para toda a sociedade, pois oferecem os recursos que viabilizam os projetos, assim, incentivando a cultura. Contribuir com a cultura através dos recursos que seriam convertidos apenas em impostos contribui para fomentar a cultura em vários níveis.
Os produtores se motivarão a elaborar mais projetos e o público começará a se envolver e entender cultura e arte com maior intensidade, havendo assim um efeito positivo, que apenas reforça o aspecto social de atuação da marca. Empresas que patrocinam projetos culturais conseguem obter vários benefícios, sendo um deles o aumento da competitividade. Escolhendo os projetos certos, os resultados serão efetivos e satisfatórios, podendo surgir na forma de novas vendas e clientes.
*Graduado em Gestão Pública
Pós Graduando Gestão em Programas e Projetos Sociais
Presidente ADCNH – Associação Desportiva e Cultural Novo Hamburgo
Vice Presidente Administrativo Grêmio Atiradores Novo Hamburgo
Diretor Box Agência Cultural