Com a aprovação no edital SEDAC PNAB RS n° 31/2024, o Instituto Arlindo Ruggeri dá início à segunda etapa para a reforma do espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo em 2022, conhecido como antigo Salão Schmitt Streb e por desde 1988 ter abrigado o SEMSAS.
O edital foi promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, através da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) e teve como objetivo selecionar projetos culturais que desenvolvessem atividades de preservação e promoção da memória e do Patrimônio Cultural do estado. Foram contemplados os projetos mais bem classificados, de acordo com as vagas disponíveis em cada categoria. O projeto da Casa da Orquestra ficou em 1o lugar na categoria de restauro e em 2o lugar por pontuação na classificação geral. Desde a entrega das chaves, realizada de forma simbólica em 2022 pela então Prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, e pelo então Secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, a instituição buscava recursos públicos e privados para realização do projeto arquitetônico de restauro do prédio histórico.
Restaurado, o espaço será chamado de “Casa da Orquestra” e servirá como nova sede do Instituto Arlindo Ruggeri, o qual é responsável pela gestão da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), do projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo e do Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo (FeMusiK), atuando como um importante agente no setor cultural da cidade. Além de servir como sede administrativa, o novo projeto arquitetônico prevê a criação de estúdios, salas de ensaio, salas de estudo, pequenas salas de apresentação, depósito para os instrumentos musicais e equipamentos, além de outros espaços que dão suporte à execução dos projetos com a intenção de servir à comunidade e à promoção da música e da cultura no município. Com a verba do edital, será possível executar o projeto arquitetônico para o restauro da edificação, incluindo medições especializadas de topografia, estudos de restauro, estudos de engenharia, viabilidade de execução, planejamento e projeto orçamentário para execução do projeto. Estima-se que esta etapa aconteça ao longo de oito meses, entre revisões e entrega final. Após a finalização destes projetos, a Casa estará apta para concorrer em novas oportunidades para de fato executar os projetos para o seu restauro.
Prédio histórico terá suas características originais recuperadas
Localizada no núcleo histórico de imigração alemã, a edificação integra o tombamento nacional pelo IPHAN, do Centro Histórico de Hamburgo Velho. É entorno imediato de importantes referências culturais da cidade, como a Casa Schmitt-Presser, Museu de Arte Fundação Ernesto Frederico Scheffel e a Casa de Cultura Dalilla Sperb, atual sede da Secretaria Municipal de Cultura. O imóvel do antigo Salão Schmitt Streb foi construído no final da década de 1890, projetado pelos arquitetos Lipp & Aichinger e é um bem cultural de destaque para Novo Hamburgo. Usado como salão de baile e casa de comércio, foi um importante ponto de convergência da comunidade local e arredores para momentos de lazer e entretenimento, onde aconteciam os bailes de Kerb no segundo final de semana de janeiro. Em 1988, foi adicionado um anexo ao prédio, com 295m2 distribuídos em dois andares, para atender à demanda do SEMSAS. A ideia inicial de projeto que se busca mantém a maior parte do anexo, mas deve separar visualmente o prédio principal do anexo, a fim de destacar seu contexto histórico e melhorar aspectos de ventilação e iluminação do espaço.
O projeto de restauro do edifício visa resgatar elementos arquitetônicos históricos, incluindo a recuperação de detalhes ornamentais, a restauração de materiais e acabamentos, manutenção das proporções e do estilo arquitetônico original, os quais foram alterados por usos e reformas anteriores. Além disso, visa não apenas restaurar a aparência externa do prédio, mas também revalorizar a sua importância histórica e cultural, assegurando que as futuras gerações possam apreciar e entender o valor arquitetônico do edifício.
Saiba mais sobre o Instituto Arlindo Ruggeri
O Instituto Arlindo Ruggeri é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 27 anos em projetos de promoção à cultura, à educação e à assistência social com ênfase na música de concerto, instrumental e vocal, e na educação musical. Tem por finalidade principal promover, apoiar, incentivar e desenvolver a cultura, a defesa e conservação do patrimônio artístico e cultural.
Hoje a Instituição está à frente da gestão cultural de três projetos principais, além de atuar na proposição e realização de outras proposições e eventos que compõem a programação artística e cultural do município e da região. Responsável pela gestão da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Novo Hamburgo, com 72 anos de atividades ininterruptas, sendo um dos grupos orquestrais mais antigos do Estado do Rio Grande do Sul.É também o idealizador e gestor do projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo, um inovador programa de ensino musical criado em 2018, que atende gratuitamente cerca de 450 crianças e jovens, oferecendo aulas de instrumentos, teoria musical, percepção e prática coletiva. Além destes, é o realizador do Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo (FeMusiK), um evento anual dedicado ao aperfeiçoamento de estudantes de música de concerto, ao longo de 9 dias de programação. Além disso, o FeMusiK oferece à comunidade, uma diversificada agenda de concertos, com acesso gratuito, que são realizados em diferentes centros culturais da cidade.