A Colômbia quer superar uma marca inédita e fechar o ano de 2015 com aproximadamente 150 mil turistas brasileiros em visita ao país andino. Como este objetivo, tem intensificado esforços na capacitação de operadores e agentes de viagem. A Procolombia, organização governamental com o objetivo de promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, realizou nos dias 24 e 25 a Semana Colômbia, no Hotel Hilton Morumbi, em São Paulo/SP, em parceria com o Grupo LATAM Airlines. O workshop, seguido de uma rodada de negócios, capacitou agentes de viagem sobre o País do Realismo Mágico, apresentando as belezas que encantam cada vez mais os brasileiros. Cerca de 70 operadores e agentes de turismo brasileiros passaram pelos dois dias de evento.
Estavam presentes empresas colombianas como a Corporación Turismo de Cartagena de Indias, Cartagena de Indias Convention and Visitors Bureau, Medellín Convention & Visitors Bureau, Instituto Distrital de Turismo de Bogotá – IDT (entidades); LM & Quadrifolio, Evoca Red de Hoteles, GHL Hoteles, Hotel Almirante de Cartagena, Hotel Capilla del Mar, Hotel Caribe, Hotel Cartagena Plaza, Hotel Dann Cartagena, Hotel Monterrey, Hoteles Cosmos, Hoteles Decameron, NH Hotel Group, Radisson Cartagena Ocean Pavillon Hotel, Solar Hoteles & Resorts e Movich (Hotéis); Receptour del Caribe, Colombia Green Travel, Contactos, Destino Colombia, Gema Tours, Munditur, Omni Tours de Colombia, Panamericana de Viajes, Turismerk e Viajes Chapinero (operadores).
Os colombianos mostraram, além das belezas encantadoras do país de Botero, Gabriel García Márquez e Shakira, as opções de voos, a eficácia da rede hotelera, as opções de gastronomia, baladas e compras, sem mencionar a famosa receptividade do colombiano.
Destinos
Os destinos Bogotá, Cartagena e Medelín foram as estrelas da Semana Colômbia. As capacitações trouxeram o que as cidades têm de melhor para o turista e reforçaram o quanto os colombianos estão preparados para receber um número cada vez maior de turistas brasileiros. Estiveram presentes Tatiana Piñeros, diretora do IDT, Maria Emilia Bonilla, representante da Corporación de Turismo de Cartagena de Indias, e Moises Fadul, representante do Medellín Convention and Visitors Bureau. Os três palestraram sobre os destinos.
“Para nós, é extremamente importante capacitar o agente de viagem. Estamos muito felizes com o número expressivo de participantes e o interesse demonstrado durante a Semana Colômbia, além das oportunidades de negócios e parcerias criadas. Nossa meta agora é aumentar o número de turistas brasileiros, que em 2014 somaram mais de 120 mil, para 150 mil até o final de 2015”, afirmou Alejandro Peláez, diretor comercial do escritório da Procolombia no Brasil.
Bogotá, reconhecida como Cidade Criativa da Música pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com mais de 465 locais de interesse turístico, chama atenção pela gastronomia diversificada, mais de 50 centros comerciais para compras, museus, teatros e bares espalhados pela capital.
Medellín, a terceira cidade mais visitada da Colômbia, destaca-se pela transformação social por meio de investimentos do governo, com a implantação de meios de transporte alternativos e parques-bibliotecas abertos ao público. A cidade, também conhecida pela moda e pelas flores, tem o título de Cidade Inovadora, outorgado pela Unesco, e sediará em setembro o próximo encontro da Organização Mundial de Turismo (OMT).
Cartagena de Índias, famosa pela Muralha, aumentou em 118% o número de visitantes e recebe diariamente mais de 300 voos. Com dias longos e noites românticas, Cartagena transmite em suas ruas a inspiração do escritor Gabriel García Márquez. A gastronomia também chama atenção junto à alegria contagiante das danças e músicas típicas da região. Também é um destino muito procurado para realização de eventos e, principalmente, casamentos e luas de mel.
A Semana Colômbia contou com o apoio do Grupo LATAM Airlines. Durante os dois dias foram programadas ações planejadas entre Procolombia e o Grupo LATAM para divulgar a conectividade entre Brasil e Colômbia.
Sobre a Procolombia
A Procolombia é uma organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, nomeadamente no Brasil. Com a sua rede nacional e internacional de escritórios presta assessoria e suporte técnico para os clientes através da prestação de serviços e instrumentos que facilitam a concepção e implementação de estratégias de internacionalização, que visam criar, desenvolver e fechar oportunidades de negócios.