PREVINA-SE: ALERTA PARA OS CUIDADOS COM A VISÃO!

OMS divulga primeiro relatório mundial e aponta que dentre os principais fatores de problemas oculares encontram-se: o envelhecimento da população, a mudança de estilo de vida e o acesso limitado à assistência oftalmológica

Atualmente, cerca de 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo têm problemas oculares, das quais pelo menos 1 bilhão têm alguma deficiência visual que poderia ter sido evitada e/ou ainda precisa ser resolvida, como a miopia, hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto), glaucoma e catarata. Os números são apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e servem como alerta! 

Apesar de o envelhecimento da população, a mudança de estilo de vida e o acesso limitado ao médico oftalmologista - principalmente em países de baixa e média renda - serem as principais causas do avanço do número de pessoas com problemas de visão, é possível, sim, tomar cuidados simples no dia a dia que podem ajudar a evitar complicações. A médica oftalmologista Nara Lídia Vieira  Lopes, do CBV Hospital de Olhos, nos dá algumas dicas que podem ser seguidas sem contra indicações.

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia apontam que a cegueira atinge cerca de 1,2 de milhões de brasileiros. As patologias oculares que podem causar comprometimento da visão e, consequentemente, causar a cegueira - como catarata, glaucoma e retinopatia diabética - são o foco principal da prevenção nacional e de outras estratégias voltadas para a área de oftalmologia. 

O relatório cita também a detecção tardia das doenças oculares, devido a serviços oftalmológicos frágeis e/ou integrados de maneira inadequada. A maioria das pessoas não têm acesso a exames de rotina que podem identificar possíveis problemas de visão, com isso, o tratamento preventivo torna-se inviável. 

É fundamental uma atenção redobrada com a saúde dos olhos. O atendimento oftalmológico enfrenta desafios, com isso, é necessário uma integração mais intensa em relação aos serviços nacionais de saúde ocular, incluindo prevenção, detecção precoce, tratamento e reabilitação. O relatório da OMS visa também incentivar diversas ações sobre o assunto. 

Abaixo, confira as dicas de prevenção da oftalmologista e, se algo ainda está longe da sua rotina, é tempo de mudar!

Em primeiro lugar, o primeiro hábito deve ser o de se consultar com o oftalmologista regularmente, pois existem diversas patologias oculares assintomáticas e que só são diagnosticadas pelo médico oftalmologista e o diagnóstico e tratamento precoce previnem a deterioração da visão. Além disso, para ter uma visão saudável é importante tomar alguns cuidados para manter a saúde dos olhos, que estão sempre expostos ao contato natural, físico ou cosmético. Dentre estes hábitos, podemos citar:

1 - Evite coçar os olhos

O hábito de esfregar com frequência a região dos olhos pode resultar em problemas oculares, pois a estrutura é muito frágil e a pressão exercida na área pode provocar lesões e doenças mais graves, além disso, as mãos têm impurezas e podem levar bactérias para os olhos causando alguma infecção.

2- Maquiagens

Dormir sem remover os produtos de beleza dos olhos pode irritar e até mesmo inflamar a área ocular. Procure usar produtos antialérgicos e sem conservantes. Sempre limpe os pincéis para evitar proliferação de bactérias.

3 – Cuidado com o sol

Usar óculos de sol reduz a exposição dos olhos aos efeitos nocivos da radiação ultravioleta.

4 – Pare de fumar

O consumo do cigarro está associado a alguns problemas de visão, como degeneração macular relacionada à idade, catarata e danos no nervo óptico. 

5- Não use colírios sem prescrição médica

Automedicação deve ser evitada. Corticóides são particularmente preocupantes pelo risco de induzirem ao glaucoma e à catarata.

6 – Lave bem a área dos olhos

Pelo menos uma vez por dia, higienize a área em volta deles, como as pálpebras e os cílios removendo as impurezas e secreções secas a fim de evitar coceira incômoda capaz de causar irritação.

7- Pisque mais os olhos

Piscar lubrifica os olhos e evita o ressecamento. Pisque mais, faça pausas repetidas quando estiver concentrado em um ponto fixo ou em frente ao computador

8- Cuidado com a exposição excessiva às telas de TV, computador e smartphone

Ficar muito tempo em frente às telas pode causar ressecamento dos olhos, cansaço visual e distúrbios do sono.

9 –Tenha uma alimentação balanceada e pratique atividade física

Uma alimentação rica e diversificada, incluindo vegetais verdes escuros e legumes, peixes e sementes, fornece vitaminas benéficas para o funcionamento da retina.

FIQUE ATENTO:

Os principais sintomas para as doenças oculares, que devem servir de alerta são: visão embaçada, tremor nos olhos, fotofobia, visão dupla, dor ocular, olhos vermelhos e lacrimejamento. Alguns desses sintomas nem sempre estão relacionados a problemas sérios de visão, mas se sentir qualquer desconforto é fundamental procurar auxílio médico especializado para tratar e prevenir possíveis complicações.

 A detecção precoce de problemas oculares pode evitar a cegueira. Por isso, são importantes as visitas regulares ao oftalmologista, além dos cuidados diários.