A gente nunca quer pensar no fim da vida dos seres que amamos, isso inclui os pets que fazem parte da rotina dos lares e para muitas pessoas são parte da família. Precisamos, sim, pensar no futuro e garantir qualidade de vida para os nossos amigos de pelos.
Afinal de contas, eles fazem a nossa alegria diária, ajudam a aliviar momentos difíceis e
dividem aqueles instantes impagáveis de risadas e troca de carinho, não é verdade?
Conversamos com a veterinária Deisi Caroline Stein Rheinheimer, que integra a equipe da Upa Vet, em Novo Hamburgo (RS). Ela nos apresenta orientações simples, mas fundamentais para prolongar a vida do pet e assegurar qualidade de vida e saúde.
Quando considerar o pet idoso?
Ao falarmos de gatos e cães, Deisi aponta podemos considerá-los idosos quando atingem por volta dos 7 anos de idade. No entanto, mais do que ficar de olho no calendário, é preciso estar atento às mudanças nos peludos. A diminuição da energia, da atividade física, apetite caprichoso, perda de massa muscular, pele e pelos secos e esbranquiçados, assim como alterações no comportamento dos bichinhos, são sinais importantes de alerta.
Na verdade, qualquer mudança física ou comportamental no animal, a qualquer tempo, requer a busca de orientação veterinária. No entanto, isso fica mais urgente quando se trata de pets com mais de 7 anos de idade.
Exames periódicos
Esses alertas podem indicar doenças graves como cardiopatias e insuficiência renal, diagnosticadas por meio de exames de sangue e de imagem. Mas, é fundamental entender que elas podem ser não somente tratadas como prevenidas. A exemplo dos humanos, os pets devem passar por check ups periódicos nos quais os veterinários solicitarão os exames básicos.
Um aspecto que precisa ser levado em consideração quando se trata de pets idosos é a alimentação. A partir de 7 anos de idade, a força e a resistência na mastigação sofrem mudanças. Converse com o veterinário para verificar a necessidade de mudar a ração que pode ter alterações no grão para facilitar a mastigação. E, no mais, a receita permanente para qualquer idade é muito amor!