PARA QUE SERVEM AS HISTÓRIAS? COMO NASCEU A PRIMEIRA COLETÂNEA DE CÉSAR SILVA

Escritor e colunista do Temas Preferidos acaba de lançar a reunião dos textos inéditos publicados semanalmente

Por Aline de Melo Pires*

“Fogo. Inspiração. Histórias. O que estas palavras têm em comum?

Sempre soube que o César é movido por elas, pelo que o fogo representa, resultando na inspiração e em grandes histórias.

Ao longo de quase duas décadas de convívio com seu trabalho e com sua paixão pelas palavras, também percebi sua paixão pelas pessoas, pelo ser humano e por toda a bagagem que carregamos vida a fora. É o olhar do escritor. Analítico, despojado de julgamentos, que cumpre sua função com propriedade: deixar o leitor chegar às suas conclusões. É para isso que servem as histórias!

E assim são os textos do César Silva, inspirados e inspiradores. E hoje tenho uma dupla satisfação, ser editora e, melhor ainda, leitora de relatos que nos apresentam personagens tão reais, tão únicos e tão universais, que semanalmente têm tocado leitores aqui no Temas Preferidos.

Não por acaso, a capa desta primeira coletânea do César nos impacta com a imagem do fogo, retratado pelo talento da artista e empreendedora Karin Schwartzhaupt. A chama nos inquieta, contagia e antes que se apague, terá alcançado outras mentes, outros sentimentos, outras ideias.

Quando unimos as palavras fogo, história e inspiração, temos esse resultado.”

É com o texto acima que abrimos a primeira coletânea de artigos do nosso colunista e escritor César Silva que, semanalmente, nos inspira por aqui. Lançado há algumas semanas, o e-book Inspirando Rumos – Histórias, que reúne os textos inéditos publicados pelo Temas Preferidos, nos enche de orgulho, também, por que é a nossa estreia à frente de uma publicação nesse formato.

Nos sentimos felizes ao encontrar pelo caminho pessoas que compartilham de nossa proposta, a de apontar caminhos ou sugerir soluções para questões que fazem parte de nosso cotidiano e, ainda assim, precisam ser ressaltadas para que possam ser valorizadas, ou modificadas. É isso que os textos do César Silva fazem. Reunidos, podem ser lidos ou relidos tantas vezes forem necessárias, pois como já dissemos, as histórias sempre nos trarão mensagens distintas a cada vez que as lermos. “O propósito é estimular insights reflexivos, a descoberta e a vivência da autonomia nos comportamentos e costumes humanos”, afirma o escritor. Por isso, a cada semana, ele nos brinda com um personagem que, independente da idade, gênero ou profissão, pode ser eu, você ou alguém que conhecemos. É para isso que servem as histórias.

Assim, nossa sugestão é: releia, saboreie, desguste cada história contada pelo César Silva. As palavras têm um poder imenso, que nos engrandecem, nos modificam. O e-book já está disponível na Amazon, compre aqui.

*Jornalista e editora do Temas Preferidos