PARA PERDER PESO ATÉ O CARNAVAL: É PRECISO CUIDADO!

Se você faz parte do time que quer enxugar tudo até os dias de folia, preste atenção nas dicas da nutricionista Rochele Bohn

Quando o Carnaval se aproxima, uma das maiores preocupações de quem gosta de curtir os dias de folia é o corpo. Há quem se prepare durante muito tempo para a exposição do corpo pelas avenidas e salões da vida. Mas, sempre existem aquelas pessoas que acreditam poder correr contra o tempo e se jogam em dietas malucas na ânsia por perder peso rapidamente. Cuidado, mais do que peso, podem perder qualidade de vida e saúde.

Será mesmo que, duas semanas antes do Carnaval, realmente há algo que se possa fazer para perder peso e estar mais magra até a chegada dos dias da festa? “Infelizmente, muitas pessoas acabam se submetendo a dietas muito restritivas para a perda rápida de peso nessa época do ano que antecede o carnaval. Muitos ainda não têm a consciência de que uma alimentação saudável e equilibrada é a melhor forma de eliminar os quilos indesejáveis”, salienta a nutricionista Rochele Bohn.

Mas, ela destaca, isso requer organização, dedicação e tempo. Por isso, o conselho da nutricionista é: para aquelas pessoas que queiram estar bem para o carnaval o foco agora deve ser uma boa hidratação, aumento da ingestão de fibras, de chás com boa quantidade de fitoquímicos, corte total de alimentos industrializados e priorizar refeições com alimentos “vivos” que garantirão mais nutrientes, vitaminas e proteínas que nosso organismo precisa.

Quem se aventura em dietas muito restritivas corre riscos. Há quem acredite que cortar totalmente os carboidratos, por exemplo, já pode resultar em perda de peso rápida. Esse tipo de restrição tende a sobrecarregar órgãos como o fígado e os rins e também podem ocasionar carência nutricional, aumentando a predisposição à anemia, osteoporose ou outras doenças. “Sem contar com o lado emocional que também é bastante abalado com o corte ou redução de certos alimentos. Essas dietas não oferecem o mínimo de nutrientes necessários por dia e a pessoa ainda perde água (fica desidratada) e músculos”, acrescenta Rochele.

CORTE DE ENERGIA

Quando deixamos de ingerir carboidratos, prossegue a nutricionista, estamos cortando a primeira fonte de energia para o organismo, a glicose. Desta forma, o corpo passa a utilizar energia proveniente do músculo, ou seja, uma dieta sem carboidratos resulta na degradação do músculo, causando perda de massa muscular. Concluindo, há perda de peso com a restrição de carboidratos, porém a perda será de massa muscular (o que ninguém gostaria de perder). “A alimentação equilibrada e saudável deve ser realizada todos os dias para seu corpo estar em forma e com saúde”, afirma Rochele.

Então, se você faz parte do time que quer perder peso rapidamente para tentar entrar em forma até o Carnaval, preste atenção nas dicas da especialista, que aponta o que deve ser deixado de lado para que se tenha perda de peso de forma saudável: alimentos industrializados! “Eliminar estes alimentos fará com que você aumente o consumo de frutas e vegetais, ou seja, você estará fazendo trocas eficientes modificando seu  estilo de vida alimentar e consequentemente haverá perda de peso”, aconselha.

BEBA ÁGUA!

E, claro, água! Muita água. De acordo com Rochele, a ingestão de água é fundamental para que ocorra um bom transporte de nutrientes em nosso organismo, sem ela o sangue fica mais denso e, consequentemente, menos capaz de transportar nutrientes como vitaminas e minerais para nossas células. Também promove a saciedade ao favorecer a distensão gástrica, ou seja, a sensação de estômago “cheio”, principalmente se for ingerida cerca de 30 minutos antes das principais refeições, favorecendo a redução do consumo de calorias.

Além disso, quando o líquido é consumido gelado, este apresenta efeito termogênico, ou seja, faz o corpo gastar mais energia para equilibrar a temperatura do líquido com a do organismo para que este seja então absorvido. Entretanto, vale lembrar que não devemos esperar sentir sede, pois isso já é sinônimo de desidratação.

O consumo de líquidos deve ocorrer durante todo o dia e nos intervalos das refeições. A ingestão de água também garante o bom funcionamento do intestino, pois ajuda a hidratar o bolo fecal, auxiliando na eliminação do mesmo.