OS PERIGOS EM ACHAR QUE SABEMOS TUDO

Livro mostra, de forma lúdica, que nem sempre sabemos tudo sobre tudo, e não há problema nenhum nisso

Sempre tem seja no trabalho, na roda de amigos ou em uma aula, alguém que acredita saber tudo. Isso está ligado a “distorção” ou ao “erro cognitivo” e, é sobre esta temática que a obra Feiurinha Sabe Tudo, lançada pela Sinopsys Editora, fala.  

Escrito pela Psicóloga Clínica e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Ellen Moraes Senra, o livro conta a história de Vítor e Lívia. A obra acompanha a jornada dos personagens na descoberta de como a leitura do pensamento, a maximização do negativo, a personalização e até mesmo a vitimização podem atrapalhar a vida deles.

Feiurinha Sabe Tudo é indicado para psicoterapeutas, pais e educadores, pois facilita o diálogo com crianças e pré-adolescentes, alertando sobre a cognição, no caso dos pensamentos, e como ela pode enganar. Afinal, acreditar em tudo sem questionar, gera a ideia de que se está correto, assim as distorções acabam sendo uma justificativa para atitudes com os demais que nem sempre são as adequadas.

O livro ensina que nem sempre se está certo sobre tudo e se sabe tudo. Além disso, encoraja um olhar questionador sobre o senso comum, a ampliar o conhecimento e a descobrir coisas novas, tudo com mais saúde mental, bem-estar e autoestima. 


Autora

Ellen Moraes Senra. Psicóloga clínica. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Mestranda em Psicologia Social. Colunista do site O psicólogo Online na coluna “Desvendando a adolescência” e da Revista Vida Prática na coluna de orientação familiar.