O VERÃO E A PELE: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA FOTOPROTEÇÃO

  • 05 de Janeiro, 2024
  • |
  • Saúde
  • |

Especialista explica porque o sol em excesso é prejudicial à saúde da pele

O sol é a fonte de energia que a gente precisa para ser feliz, especialmente no verão, não é? Afinal de contas, dias cinzentos, com chuva, nos deixam tristes e parece que as férias e a estação quente estão sendo desperdiçadas. Mas, atenção, este mesmo sol que tanto bem nos faz, em doses erradas pode causar prejuízos imensos à saúde. A começar pelo maior órgão humano: a pele.

Como explica a especialista em Cosmetologia Fernanda CEO da Cosmobeauty, há inúmeros benefícios trazidos pelo sol para a saúde em geral, mas em excesso e sem cuidados pode causar problemas bem sérios. “O sol traz, de forma silenciosa, a médio e longo prazos, muitos prejuízos envolvendo a parte de ação deletéria, na constituição de colágeno e elastina, trazendo a formação de rugas, sulcos e flacidez de tecido”, afirma.

A especialista também explica que uma exposição solar exagerada pode prejudicar a coloração da pele, uma vez que estimula em demasia a melanina. “Trata-se de uma proteína importante, mas em níveis alterados pode trazer a oferta de hiperpigmentações de forma geral e, principalmente, as melanoses solares, que depois precisam de tratamentos muitas vezes complexos”.

De acordo com Fernanda, não há tratamento de sucesso para a pele sem proteção solar adequada. “Tudo começa com uma boa fotoproteção e, com o avanço da cosmetologia, não existe mais desculpa para alguém não usar protetor solar. Na Cosmobeauty, por exemplo, temos uma linha gigantesca de fotoprotetores, que varia desde texturas mais leves e ultrafinas, até texturas em base mais creme ou gel creme, com cor, sem cor, e que certamente se adequam a qualquer tipo de pele”, conta.

Quem pretende aproveitar bem o verão e todos os benefícios que o sol traz, tem diversas alternativas para fazer isso com a proteção necessária. “Muitas vezes esquecemos que os efeitos causados pela exposição solar aparecerão mais para frente, por isso o ideal é utilizar o protetor solar desde já para prevenir problemas como o envelhecimento precoce e as indesejadas manchas e melasma. Certamente a pele vai agradecer no futuro!”, finaliza.