O QUE COLOCAR NA LANCHEIRA DAS CRIANÇAS?

Nutricionista orienta sobre preparo prático e saudável para garantir energia aos pequenos na volta às aulas

Sempre ficamos em dúvida, e sempre descobrimos coisas novas. É assim quando o assunto é: o que colocar na lancheira das crianças? Com o retorno das aulas e diante de tantas opções, nem sempre saudáveis, os responsáveis pelos pequenos acabam ficando um pouco confusos. Hoje a ajuda vem da nutricionista Carolina Danielski que separou algumas dicas importantes para manter a saúde e a energia da criançada em meio à correria de todos os dias.

A primeira delas é sobre os alimentos que devem compor a hora do lanche. O ideal é que sejam combinados estes três grupos alimentares: reguladores (frutas, legumes e verduras), construtores (proteínas, como queijo e iogurte) e energéticos (carboidratos, como pães, bolos e biscoitos). “O lanche da criança deve ser colorido e variado para garantir as vitaminas que ela necessita para manter a saúde e o crescimento adequado”, explica Carolina.

Para acompanhar, não pode faltar a hidratação. Neste caso, o indicado sempre será a água. Uma garrafinha colorida e divertida pode ser uma boa ideia para que as crianças a mantenham sempre por perto e criem o hábito de beber água com frequência. A água de coco é uma opção para alguns dias da semana, mas é preciso ficar atento aos ingredientes que constam na embalagem. Quanto menos ingredientes, mais natural foi o processo de industrialização do produto.

E como armazenar com este calor?

Uma dúvida dos pais ou responsáveis é como incluir alimentos frescos na lancheira das crianças com o calor que vem fazendo. A nutricionista explica que não é preciso se preocupar muito. Ações simples e práticas garantem a qualidade dos produtos e o bem-estar das crianças. “Uma lancheira térmica e a manutenção de itens refrigerados na geladeira até a hora de sair de casa são suficientes. Também é possível colocar o iogurte, por exemplo, no refrigerador por uns 30 minutos, isso vai deixá-lo mais geladinho e conservado para o consumo sem perder a cremosidade”, ensina Carolina.

A profissional ainda dá uma dica bônus para os papais conscientizarem seus filhos sobre a importância de consumir um lanche variado e saudável. “Traga a criança para participar do momento de preparação da lancheira. Pergunte como ela prefere as frutas, com casca ou sem? Inteira ou picadinha? Mostre as opções e explique como cada uma vai ajudar, por exemplo, dando energia para correr, brincar, se divertir”, finaliza a nutricionista.