NOVE MULHERES, NOVE ESCRITORAS E NOVE PERSPECTIVAS SOBRE O ISOLAMENTO SOCIAL

Livro Retratos da Quarentena reúne relatos sobre os dias intensos impostos pela pandemia na visão de nove escritoras

Uma das melhores ferramentas para atravessar momentos difíceis, colocar para fora o que nos incomoda e dividir experiências, é a escrita. E foi para exorcizar fantasmas dos dias nada fáceis de intenso isolamento, que nove escritoras reuniram relatos de maneira criativa, inovadora e não menos crítica, sentimentos, perdas e dores vividos na pandemia. Assim nasceu o livro “Retratos da Quarentena”, que sai pela editora Símbolo Artesanal, e pode ser um valioso instrumento para passar por esses dias de isolamento com a possibilidade de identificação e empatia .

Com coordenação editorial de Silvia Schmidt, também coautora (Mesa redonda sob o signo do bestiário), a obra conta com textos das escritoras Ana Mendes (Palavreados, coronas e outros corações confinados); Alexandra Vieira de Almeida (Quarentena onírica); Claudia Manzolillo (Memórias de uma vida em quarentena); Eliane di Santi (Esquecimento); Maya Falks (Espaços fechados); Rosália Milsztajn (Dias de pandemia); Sandra Godinho (Relato de um sobrevivente); e Teresa Drummond (Se vira nos sessenta: a arte da reinvenção).

Para Silvia Schmidt, o objetivo principal das autoras é externar para o público o impacto do isolamento social em tempo real, a experiência simbólica dentro do contexto, além das causas e consequências vivenciadas durante esse período.

“As palavras perfeitas para definirem a coletânea são: “atitude, eficiência e arte”. Isto, porque o projeto inicial era desenvolvido para um concurso internacional, que exigia uma escrita histórica reflexiva e literária”, comenta.

Silvia diz ainda que a ideia da ilustração da capa, realizada por Alexa Castelblanco, é de uma senhora sentada em frente ao seu computador, simbolizando objetivamente a imagem de nossos dias em modo virtual tentando contato externo, participando de inúmeras lives e realizando trabalhos em home office. “Sem deixar de lado, é claro, o trabalho que, se virtual ou não, muitas vezes na rua, e no front destes dias tristes - tivemos como prática - a gosto ou a contragosto o #ficaremcasa”.

O prefácio, quase um novo conto, foi escrito por Alexandra Vieira de Almeida, Doutora em Literatura Comparada pela UERJ. Já a orelha, foi produzida por Maya Falks, escritora reconhecida por seu blog Bibliofilia no qual mantém conexão com nomes contemporâneos da Literatura Brasileira, além de ser autora do livro.

Ficha técnica:
Título: Retratos da quarentena
Gênero literário: conto
Editora: Símbolo Artesanal
Tamanho: 12,5x22,5Páginas:223
Preço: R$ 50,00 + frete para todo o Brasil
Link para comprar: @livrariamulherio no direct do Instagram