NOITE DOS MUSEUS EM PROJETO DIGITAL PARA APROXIMAR PÚBLICO NA PANDEMIA

Será lançada amanhã, 14 de agosto, o portal digital para acesso a conteúdos exclusivos sobre arte e cultura em geral, e novidades sobre o evento de 21 de novembro

A pandemia afastou muita gente do acesso tradicional à cultura e ao entretenimento, mas felizmente, alternativas não param de surgir e uma delas vai trazer a Noite dos Museus de uma forma inovadora. Conforme anunciamos aqui, em abril, o portal digital www.noitedosmuseus.com.br chega, nesta sexta-feira, 14 de agosto, para disponibilizar ao público conteúdos originais sobre arte e cultura em geral em diversos formatos como podcasts, playlists, vídeos e matérias especiais. Também será possível acompanhar as novidades previstas para a quinta edição do evento anual, programado para 21 de novembro.

O acesso ao conteúdo poderá ser de diferentes dispositivos, computador, celular ou tablet e o público vai encontrar assuntos como música, teatro, dança, literatura, pessoas, tendências, eventos e oportunidades com a assinatura de um time de especialistas, colunistas e colaboradores de todo o Brasil, selecionados pela Rompecabezas.

Entre os conteúdos especiais está a série de podcasts Entenda que, em sua primeira edição, traz a pesquisadora e curadora Izis Abreu falando sobre a representatividade negra nas artes. Há também a seção Som na Caixa, que oferece uma playlist especial de sons de mulheres assinada pela musicista e professora Biba Meira e que terá, semanalmente, seleções feitas por diversos outros artistas; além da NDM TV, que estreia com um depoimento exclusivo do sociólogo Danilo Santos de Miranda abordando a necessidade de entender a cultura de uma forma ampliada, abrangendo também a educação.

“O portal Noite dos Museus é o lugar onde todas as manifestações culturais se encontram. Mapeamos e exploramos diferentes pontos de contato entre pessoas e experiências, propondo uma mobilização permanente e divertida. Queremos mobilizar sem aglomerar e estar presentes mesmo quando precisamos estar longe”, explica Rodrigo Nascimento, idealizador do Noite dos Museus. 

Com a plataforma on-line, o projeto seguirá atendendo a duas premissas fundamentais desenvolvidas pelo evento nos últimos quatro anos: a formação de público para a cultura e a promoção de instituições e da produção artística em todos os segmentos, principalmente do cenário gaúcho. O site ainda traz conteúdos preparatórios para o evento, como um tour virtual por doze museus pelo mundo, assim como as atualizações sobre a quinta edição da maratona cultural que movimenta Porto Alegre todos os anos e que, em 2020, terá diversas novidades que serão anunciadas em breve.

O lançamento do portal faz parte da transformação do Noite dos Museus em uma multiplataforma. Além do evento anual e da página on-line, a Rompecabezas também conta com um instituto sem fins lucrativos voltado para ações sociais, educativas e culturais. O centro cultural já está com a obra em andamento no Quarto Distrito de Porto Alegre e terá suas portas abertas ao público até o final do ano para promover cursos e atividades ligadas à educação e à cultura, com ênfase em professores, educadores e alunos do ensino público, assim como pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A quinta edição do Noite dos Museus tem patrocínio de Sherwin-Williams e do Grupo Ultra, copatrocínio da Sulgás e realização de Rompecabezas, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil. O evento é financiado via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.

Portal Noite dos Museus
CEO - Rodrigo Nascimento
GERENTE-EXECUTIVA - Francine Wartchow
HEAD DE CONTEÚDO - Tatiana Cruz
EDITOR-CHEFE - Roger Lerina
COORDENADORA DE PLANEJAMENTO - Cristiane Marçal
EDITORA - Bruna Paulin
REPÓRTER E SOCIAL MEDIA - Gustavo Foster
DESIGNER - Caroline Soares