MARATONA DE MONÓLOGOS TRAZ 16 ESPETÁCULOS AOS PALCOS DE CANELA

Desde segunda-feira, a arte encanta na cidade da Serra Gaúcha com espetáculos que podem ser conferidos até sábado, 4

Na abertura do evento o diretor de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo Tiago Mello, representando a Prefeitura Municipal, falou da importância da Maratona de Monólogos no que diz respeito a descoberta de novos talentos, além de fomentar a cultura da cidade.

A coordenadora do evento Lisiane Berti enfatizou que o teatro que ela acredita é o da resistência e da insistência, já que está cada vez mais difícil viver da arte. Além disso fez um agradecimento a Prefeitura Municipal, pois sem o apoio da mesma o evento não ocorreria, já que ficou 3 anos sem ocorrer por falta de verba.

A Maratona de Monólogos conta com convidados nacionais, que apresentarão espetáculo, ministrarão oficinas e farão parte do júri da Mostra Estudantil, já que os espetáculos da Mostra Universitária, concorrem apenas a melhor espetáculo,  por júri popular. O espetáculo de abertura, “O Cárcere” com Vinicius Piedade, de São Paulo foi aplaudido de pé.  O ator ministrará a oficina Criação de Solos, que já está com as inscrições esgotadas. Na quarta, o baiano Fabio Vidal apresentará Seu Bonfim e sua oficina tem o título Teatro Físico. O terceiro convidado, Daniel Colin, de Porto Alegre, apresentará no sábado a noite, precedendo a cerimônia de premiação e ministrará a oficina de Direção. Na cerimônia ocorrerá também homenagem póstuma a Maria Luiza Campos.

O evento segue com apresentações no Salão Centenário do Grande Hotel, Auditório da UCS e, as sessões descentralizadas, com monólogos premiados nas edições passadas da Maratona, ocorrem no Espaço Nydia Guimarães.

Toda a programação do evento é com entrada franca, sendo que para a sessão descentralizada é necessário retirar senha 1h antes do espetáculo, já que o espaço conta com apenas 50 lugares. As oficinas também são gratuitas e ainda restam algumas vagas. As inscrições devem ser realizadas no site www.estudiodepesquisateatral.com.br, onde consta também todas as informações da Maratona de Monólogos.

Após as apresentações  das mostras Universitária e Estudantil concorrentes ocorrerão bate papos com os jurados e público.

“O palco e a transposição das questões sociais” será o tema do café cultural com bate papo, no sábado pela manhã, com participação de Renato Mendonça e Michele Rolin, do site AGORA Crítica Teatral, no Aroma Literário. Logo após, sessão de autógrafos com Michele Rolin e Vinicius Piedade, no Estúdio de Pesquisa Teatral Cia Lisi Berti. A festa de encerramento da Maratona de Monólogos – Ano V, será no Espaço 273.

A Maratona é uma promoção da Prefeitura Municipal de Canela através do Departamento de Cultura da Secretaria de Turismo e Cultura, realização do Estúdio de Pesquisa Teatral Cia Lisi Berti  e tem apoio cultural de Grande Hotel Canela, UCS Canela, Fundação Cultural, Aroma Literário, Estética Ana Luiza, Destin Turismo, Empório Canela, Conteiner Bistrô, Espaço 273, Restaurante Bifão, Casa da Serra, Papardelle, Churrascaria Canela em Braza, Pousada Encantos da Terra, Parque Terra Mágica Florybal, Chocolates Florybal, Angá produtora, Ideia Produção, Estratégia Comunicação e Marketing, Kongo Pizzaria e Rádio Clube de Canela.