LITERATURA FANTÁSTICA É TEMA DE OFICINA NA MADRUGADA DA VIRADA CULTURAL

Escritor Daniel Gruber vai ministrar encontro gratuito e aberto aos interessados na escrita e na literatura de ficção científica, horror e fantasia

Uma proposta incrível para uma programação recheada de atrações. A Virada Cultural, evento que vai movimentar a cidade de Novo Hamburgo neste final de semana, está repleta de atividades para todas as gerações e promete sacudir a Praça do Imigrante em 36 horas ininterruptas de muita ação. E uma delas é a oficina de Literatura Fantástica que será ministrada na madrugada de sábado para domingo pelo escritor Daniel Gruber. Conversamos com ele para saber um pouco mais do que ele vai levar para a Casa das Artes. "Gosto demais da proposta e da programação deste evento que é importantíssimo para a cena cultural da cidade", diz o escritor que recebeu o convite para ministrar a oficina durante sua participação como expositor, ele dirige a editora O Grifo, na Feira do Livro de Novo Hamburgo, da Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo (Secult).


A oficina, que começa às 2h e se estende até às 6h, é direcionada a qualquer pessoa que goste de escrever, tenha experiência ou não, ou que de alguma forma se interesse por fantasia, terror, ficção científica."Vou fazer uma breve apresentação sobre os conceitos de literatura fantástica, sobre os gêneros especulativos, sobre os elementos que fazem parte da estrutura dessas histórias, e depois leremos alguns contos e produziremos textos baseados nas discussões", conta Gruber.

Quando se trata de Literatura Fantástica, Gruber acredita que se vive um momento muito positivo. Durante anos, diz ele, as narrativas realistas dominavam o mercado e a arte de gênero ficava em segundo plano, muitas vezes vista como mero entretenimento. "Hoje o público está descobrindo o valor de gêneros como horror, ficção científica, distopias, true crimes, etc", comenta. Para Gruber, que é escritor e formado em Jornalismo, em grande parte essa ascensão se deu pelas inúmeras crises (sanitárias, políticas, econômicas, tecnológicas, climáticas, comportamentais, identitárias etc.) que temos passado nos últimos anos enquanto sociedade. "As narrativas fantásticas, muito mais do que promover o escapismo, tratam dessas angústias coletivas", destaca.

Confira a programação completa da Virada Cultural e não deixe de participar e convidar os amigos! "Queria agradecer mais uma vez o convite da Secult e ressaltar a quem estiver lendo que essa é uma oportunidade única de passar uma madrugada de sábado fazendo algo fantástico. Não deixem de aproveitar", reforça Gruber.
Informações e inscrições pelo email eventosculturais@novohamburgo.rs.gov.br . Enviar nome completo, idade, cidade e nome da oficina.

Daniel Gruber é escritor, editor e professor, natural de Novo Hamburgo (RS). É doutor em Escrita Criativa pela PUCRS e fundador da editora O Grifo. Foi professor dos cursos de extensão em Escrita Criativa da Universidade Feevale e da PUCRS. Publicou quatro livros, entre contos e romances, todos pela sua editora. É autor de "A floresta" (2020), finalista do Prêmio Odisseia de Literatura fantástica, e um dos organizadores de "O Novo Horror" (2021), vencedor em duas categorias no mesmo prêmio. "A Noite do Cordeiro" é seu mais recente romance.