JOVENS SÃO CONVOCADOS A COMBATER FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES
Projeto do Instituto Palavra Aberta, #FakeToFora capacita estudantes na criação de coletivos e clubes de checagemA proximidade das eleições acende um alerta importante para a sociedade: a identificação e o combate às fake news. Os jovens têm sido alvo desta campanha além de amplamente incentivados a participar do processo eleitoral. Atento a este movimento, o Instituto Palavra Aberta desenvolveu um trabalho especial, o programa #FakeToFora com a proposta de conscientizar os jovens sobre a responsabilidade em não disseminar informações falsas. Através de pesquisas, campanha e seminários, o Instituto Palavra Aberta promove a liberdade de imprensa, de expressão e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento social com força e democracia. Apoiado por algumas das mais relevantes instituições do País, como por exemplo o TSE, desde 2019, desenvolve o EducaMídia - considerado o maior programa de Educação Midiática do mundo e que já impactou mais de 4 milhões de alunos e 17 mil professores de escolas públicas brasileiras. O #FakeToFora capacita educadores e estudantes de todo o país para que promovam ações e reflexões no preparo para as votações. O projeto oferece uma metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem, em que terão a oportunidade de praticar a leitura reflexiva das informações. Os materiais são gratuitos e enfatizam o papel da educação midiática na construção da cidadania. O #FakeToFora é composto por seis módulos que podem ser desenvolvidos separadamente ou como uma trilha única, alinhada à proposta de itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Todo o material está disponível no site oficial da iniciativa. Quem faz parte O #FakeTôFora é uma iniciativa do Palavra Aberta com realização do EducaMídia e apoio do Google.org e do Facebook. O projeto conta com a participação da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP); Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER); Associação Nacional de Jornais (ANJ); Apel; Câmara dos Deputados; Câmara Municipal de Itapevi; Escola do Parlamento de Itapevi; Comprova; Inicie; Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca); Mobis; Politize!; Plenarinho; Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Vaza, Falsiane!; Viven; Escola da Câmara. Patricia Blanco - Presidente Executiva do Instituto Palavra Aberta Formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM, é atualmente Presidente Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta, entidade que coordena o EducaMídia, programa que visa capacitar e engajar educadores e instituições de ensino no processo de educação midiática de jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios, a partir da interpretação crítica das informações, produção ativa de conteúdos e participação responsável na sociedade. Publicidade Publicidade |