JANEIRO BRANCO: EMPRESA OFERECE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO PARA COLABORADORES

Atendimentos gratuitos são encaminhados diante do interesse do funcionário

Uma iniciativa importante e que deve ser modelo para todas as empresas no País, a qualquer época do ano. Aproveitando o Janeiro Branco, mês dedicado à saúde mental, trazemos uma experiência que merece destaque. A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, inicia um programa de atendimento psicológico gratuito para os colaboradores de suas 13 unidades espalhadas pelo Brasil.

A demanda atende o desejo do próprio funcionário que demonstrar o interesse, ele procura o ambulatório da empresa, onde é recebido pela equipe da diretoria de saúde. Esta equipe, então, faz um questionário e encaminha o funcionário para atendimento psicológico on-line, realizado por psicólogos ou psiquiatras terceirizados. São ao todo 10 sessões, todas custeadas pela Marfrig. Se necessário, o tratamento – que é acompanhado pela área de saúde – pode ser estendido, a depender de avaliação do profissional.

“O programa de atendimento psicológico da Marfrig representa o cuidado da companhia com a qualidade de vida e o bem-estar de seus colaboradores. A campanha Janeiro Branco é uma mobilização fundamental para conscientização das empresas, da população e de toda a sociedade em torno da relevância de se tratar transtornos como depressão, ansiedade e estresse”, diz Altemir Ferro Corrêa, médico do trabalho e diretor do Departamento de Saúde Ocupacional da Marfrig.


Brasileiros se preocupam com a saúde mental

Segundo a pesquisa Monitor Global dos Serviços de Saúde de 2022, feita pelo Instituto Ipsos em 34 países, para 49% dos brasileiros a saúde mental é a maior preocupação entre os problemas ligados à saúde e fica em segundo lugar, à frente até de câncer (29%).


Ainda de acordo com o estudo, em âmbito global 36% da população apontaram saúde mental como maior preocupação, 34% responderam câncer e 47% disseram covid-19. As opções disponíveis no levantamento (de múltipla escolha), além de covid-19, saúde mental e câncer, eram: estresse, obesidade, diabetes, abuso de drogas, abuso de álcool, doenças cardíacas, tabagismo, demência, hospitais superlotados e doenças sexualmente transmissíveis.