HISTÓRIA DO CALÇADO CONTADA EM LIVRO
Museu Nacional do Calçado lança obra assinada por Cleber Prodanov, Camila Brum e Ida Helena Thön e apresenta novo siteA produção do calçado envolve uma combinação de linhas, formas, cores e materiais capazes de identificar, através do design, aspectos sociais, econômicos, tecnológicos e imateriais, estimulando a criatividade e a emoção. É nessa capacidade semiótica de coisificar o intangível que o calçado se transforma não só em um item de proteção, mas, também, em um item de fetiche.
O livro está sendo lançado em cópia física e digital, podendo ser acessado no site do Museu, onde também há um formato acessível a pessoas com deficiência visual. Essas poderão escutar o conteúdo e as descrições das imagens, podendo selecionar determinado capítulo ou ouvir do início ao fim. A obra será disponibilizada, em ambos os formatos, a escolas e instituições profissionalizantes do calçado. O site do Museu, por sua vez, foi desenvolvido pela agência Escape, que utilizou características visuais do antigo site em uma nova estrutura e design. As inspirações baseiam-se em uma estética minimalista, valorizando as áreas de respiro e a organização do conteúdo. A ideia é levar o visitante a conhecer o Museu e sua história, seja através da linha do tempo, do acervo ou das exposições, criando uma extensão do físico para o online. No espaço também constam imagens 360º dos calçados que ilustram a obra. O livro e o site integram o projeto História do Calçado, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com financiamento do Sistema Pró-Cultura RS. O projeto tem patrocínio da Openfield, apoio da Universidade Feevale e realização da Simples Assim e do Museu Nacional do Calçado. Cerimônia A cerimônia de lançamento do livro e do site contou com uma intervenção do Movimento Coral Feevale, projeto que integra o programa Conexão Cultural da Universidade Feevale, e com uma sessão de autógrafos dos autores do livro. Antes, os autores do livro se pronunciaram.
A secretária adjunta da Cultura do Estado, Gabriella Meindrad, afirmou que, nestes quatro anos de gestão, a Secretaria da Cultura, através do Sistema Pró-Cultura RS, tem fomentado a valorização do patrimônio material e imaterial. "A história de mais de 100 anos deu a Novo Hamburgo todo o crescimento e o potencial econômico, e ainda proporcionou ao município ser a Capital Nacional do Calçado, patrimônio imaterial que é passado de geração para geração", enfatizou. O secretário de Cultura de Novo Hamburgo, Ralfe Cardoso, salientou que o município é, hoje, um dos mais promissores do ponto de vista da produção cultural. "Novo Hamburgo pode ser o que quiser, desde que tenhamos iniciativa, desprendimento e que ousemos. É o caso da ousadia do Museu Nacional do Calçado, que consolidou um livro lindo com este, que narra a trajetória de um povo a partir do calçado", frisou. Sobre o livro Dividido em quatro partes, o livro Aos Seus Pés – Percorrendo a História do Calçado está organizado para guiar o leitor através da apresentação de sapatos icônicos do Museu Nacional do Calçado. A primeira parte contextualiza a história do calçado, desde o seu surgimento até o final do período Vitoriano, mostrando importantes evoluções tecnológicas e culturais inerentes aos calçados, bem como sua função social.
Na terceira parte encontram-se os principais modelos existentes de sapatos. Aqui, suas funções práticas e simbólicas são caracterizadas, incluindo detalhes técnicos. A quarta parte, por sua vez, apresenta exemplares exóticos, capazes de despertar diferentes emoções relacionadas ao fetiche humano. Essas podem ser mais ou menos veladas, por meio de decotes de cabedais, formato de saltos, escolhas de texturas e outros detalhes de construção, que fazem do calçado um item de sedução da produção cultural. Publicidade Publicidade |