HAMBURGERBERG FEST: 24 HORAS DE PROGRAMAÇÃO GRATUITA EM NOVO HAMBURGO

Festival ocorre a céu aberto com shows, gastronomia e história, entre as atrações Ultramen, Pata de Elefante, Luciano Leães e The Big Chiefs, o charme das bandinhas e fanfarras pelas ruas, percursos culturais guiados, feira afrohamburguense e cinema musicado

Serão 24 horas de programação, 34 atrações e ainda dezenas de expositores em uma grande celebração à céu aberto. E a expectativa de reunir milhares de pessoas no final de semana dos dias 22 e 23 de outubro, no Centro Histórico de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo. É a Hamburgerberg Fest, que chega a sua 23ª edição, depois de dois anos de pausa forçada pela pandemia. “A festa é um grande evento de promoção cultural. Todos têm seu espaço e se sentem bem nesse ambiente de integração, com espírito de amizade entre as pessoas. Serão dois dias de muita alegria e muita cultura, valorizando o importante patrimônio que se tem aqui”, diz Ângelo Reinheimer, curador da Fundação Scheffel e coordenador geral do evento.

O patrimônio a que Ângelo se refere é o Centro Histórico de Hamburgo Velho, o mais importante sítio histórico de origem alemã no Brasil, tombado em 2015 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O local reúne dezenas de casas históricas, museus e até mesmo uma gleba de terras remanescente das áreas dos primeiros colonos que habitaram a região, hoje transformada no Parcão – Parque Municipal Henrique Luis Roessler. “A festa valoriza o patrimônio histórico e cultural e proporciona um grande encontro, uma grande celebração entre a contemporaneidade e a memória”, destaca o Secretário Municipal da Cultura, Ralfe Cardoso.
Além dos aspectos da cultura e memória germânicas, a Hamburgerberg Fest também evidencia a pluralidade das manifestações atuais. Apresenta diversos gêneros musicais, ao lado de exposições das mais diferentes inspirações e estilos. A programação inclui música, dança, exposições de arte, museus abertos, feiras de artesanato, antiguidades e colecionáveis, cinema de rua, concurso fotográfico e, ainda, as delícias gastronômicas e cervejas artesanais. Circuitos culturais complementam a lista de atividades, com roteiros pelas casas históricas, por referências ao desenvolvimento da cidade ou pelos espaços de arte hoje existentes. E o evento ainda foca na inclusão, com monitoria e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, e na diversidade, abrindo espaço para a arte de todas as origens étnicas.
A programação da Hamburgerberg Fest é gratuita e acontece das 10h30 às 23h, no sábado, e das 10h30 às 22h, no domingo.
REALIZAÇÃO – Projeto viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a 23ª Hamburgerberg Fest conta com o patrocínio máster da Unique, Tipler e Borex, patrocínio da Calçados Beira Rio S.A., Sicredi Pioneira, Tacosola Borrachas e Unimed Vale do Sinos, copatrocínio da Airfix Brasil e Colorgraf, apoio de Clean Net, Molduras Arte Sinos e Swan Hotéis e apoio institucional da AME Hamburgo Velho, Protarget e Universidade Feevale. Promovido em correalização com a Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo, o evento é uma realização da Fundação Scheffel, Imago Produtora e Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo. Mais informações sobre a 22ª edição podem ser obtidas no www.facebook.com/HamburgerbergFest/ ou no instagram.com/hamburgerbergfest/.
PROGRAMAÇÃO:
MÚSICA E DANÇA

SÁBADO

10h30 e às 15h10: Super Banda Real
10h30 às 13 horas: Bandinha típica
13 horas: Grupo de danças Roda Alegre
14h15: Banda da Brigada Militar
17h30: Ronsax Street Jazz (circulando pela festa)
17h30: Francisco Sommer
18h30: Corujazz
20h30: Balaio de palha
22 horas: Marcelo Gross
DOMINGO:
10h30 às 13 horas: Bandinha típica
13h30 às 14h10: Ballet Deisi Fleck
14h: Meninos Cantores de Novo Hamburgo
15 horas: Grupo de danças Roda Alegre
16 horas: Ultramen
17 horas: Bate e Sopra
17 horas: Chester & Fios Diovs
17 horas: Roda de samba com Lu Ferraz
18 horas: Pata de Elefante
19 horas: Ronsax Street Jazz
19h30: O Fabuloso Concerto de Amelie Poulin
21 horas: Luciano Leães and The Big Chiefs
ARTE
Sábado e domingo, das 14h às 18h, oficina de artes visuais para crianças no Espaço Kinder.
* Circuito das Artes: O Circuito das Artes é um roteiro de percurso artístico proposto para um passeio a pé, conhecendo acervos permanentes ou temporários e coleções de diferentes espaços de artes visuais no coração do Centro Histórico de Hamburgo Velho. A atividade sazonal vem agora na programação da 23ª Hamburgerberg Fest, propondo a visitação a diferentes locais. As visitas são independentes. Para os interessados, haverá passeio guiado às 14h do domingo (saída do Jardim das Artes).
ÁREAS QUE COMPÕEM O CIRCUITO DAS ARTES:
Jardim das Artes
O jardim em frente à Fundação Scheffel receberá artistas para exposição de trabalhos e criações no local. Em frente ao Museu Scheffel (Av. Gal. Daltro Filho), aberto das 11h às 18h.
Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser
Neste que é o primeiro imóvel em técnica enxaimel tombado pelo IPHAN, em 1985, apresentamos a exposição das artes gráficas (cartazes) produzidas para as 23 edições da Hamburgerberg Fest. A casa está representada na comunicação desta edição através da ilustração de Vinícius Müller Becker e um selo marca os 30 anos do Museu. Av. Gen. Daltro Filho, nº 929, aberto das 11h às 18h.
Atelier de Artes Ariadne Decker
O espaço artístico, localizado no coração de Hamburgo Velho, em uma das mais antigas casas do bairro, a Casa da Lira, abriga o atelier e o acervo da artista. Av. Gal. Daltro Filho, nº 876, aberto das 10h30min às 22h.
Zip Arquitetura e Arte
Escritório/atelier de arquitetura administrado pela arquiteta Thais Escouto e o arquiteto e artista visual Régis Bondan. O espaço tem como objetivo pensar a arte e a arquitetura para além do belo, trazendo questionamentos pertinentes ao nosso tempo. Rua Menna Barreto, nº 11. Aberto das 10h30min às 17h.
AB Studio e Galeria
Idealizado pela artista Amanda Becker, o espaço recém inaugurado apresenta trabalhos de diversos autores. Av. Gen. Daltro Filho, nº 65, aberto das 10h30min às 17h.
Hotel Swan Novo Hamburgo
A exposição Arte com Arte - pela 13ª edição do projeto Swan ExpoArte - apresenta o trabalho de reflexão de Gabriel Hilgert, Leonardo Lessa, Marcelo Lenko, Rafael Jung e Regis Bondan sobre estudos e obras não concluídas de Ernesto Frederico Scheffel. Em exposição até 11/novembro, no PianoBar do Hotel Swan Novo Hamburgo. Av. Dr. Maurício Cardoso, nº 303, aberto das 9h às 16h.
Hall da Casa da Cultura Dalilla Clementina Sperb
O local, que é sede da Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo (Secult), abrigará a exposição das fotos vencedoras do Concurso #euamohamburgovelho, que instigou os participantes a registrarem, em imagens, o amor pelo o bairro. Av. Doutor Maurício Cardoso, nº 132, aberto das 10h30min às 22h, no sábado, e até às 23h, no domingo.
Museu de Arte Scheffel
Uma das maiores pinacotecas de um único artista no país, abriga mais de 400 obras do pintor Ernesto Frederico Scheffel, expostas em três pisos de um casarão histórico construído no ano de 1890. No local, está sediada a Fundação Scheffel. Av. Gen. Daltro Filho, nº 911. Aberto das 11h às 18h.
HISTÓRIA
* CASA DE CULTURA DALILA CLEMENTINA SPERB/SECULT:
Sábado e domingo
10h30 ao meio-dia: Jogos Rurais
10h30 às 18 horas: Feira Afrohamburguense
14 horas (sábado) e 10h30 (domingo): Palestra fotográfica"Novo Hamburgo Velho: identidade e modernidade nas fotografias de Max Milan", com Daniel Luciano

* PERCURSO DAS CASAS HISTÓRICAS: COM HISTORIADOR PAULO DANIEL SPOLIER:

Sábado e domingo às 14 horas, com saída da Casa Schmitt Presser
CINEMA
19h30: Cinema Musicado "As Aventuras do Príncipe Achmed"
Com trilha ao vivo de Carlos Ferreira & Fu_k The Zeitgeist, na rua em frente à Igreja Três Reis Magos.
As Aventuras do Príncipe Achmed (Die Abenteuer des Prinzen Achmed, Alemanha, 1926) é um filme de animação dirigido e escrito por Lotte Reiniger. Baseado em As Mil e Uma Noites, o filme conta a história de um feiticeiro malvado que, ao atrair o Príncipe Achmed para montar um cavalo voador mágico, o envia para a sua morte certeira. Mas o príncipe frustra o plano do feiticeiro e embarca numa série de aventuras maravilhosas. CREDITADO COMO O FILME DE ANIMAÇÃO MAIS ANTIGO DO MUNDO, foi produzido com a técnica de tintura. A exibição do filme contará com trilha sonora original composta e executada ao vivo por Carlos Ferreira & Fu_k The Zeitgeist.
OUTRAS ATRAÇÕES
• Gastronomia e Cervejas Artesanais - Bancas com alimentos e cervejarias artesanais estão espalhadas pela festa. Da variedade das típicas comidas de rua às especialidades da gastronomia alemã. Destaque para o Biergarten e o Frühstück.
• Espaço Pet – Área para descanso e alimentação de pets.
• Feira de artesanato – Expositores das mais variadas técnicas enriquecem a festa.
• Brique – Feira de antiguidades, brechós e colecionáveis.
• Produção local – Feira de produtos coloniais e floristas.