FÉRIAS TAMBÉM SÃO PERÍODO PARA ESTIMULAR LEITURA

Especialista fala da importância de dar liberdade a crianças e adolescentes na escolha de títulos que os agradem para formar leitores apaixonados

Depois de um ano letivo cheio de leituras “obrigatórias” para muitos, as férias chegam como uma espécie de “libertação”. E, pode até ser mesmo. Por isso, se seu filho ou uma criança próxima de você manifestar o desejo de ler o que simplesmente o agrada, simplesmente deixe. O importante é estimular esse importante hábito, inclusive nas férias, pois este pode ser um período de grandes e importantes descobertas quando o assunto é o fascinante mundo da literatura.

“Nas férias, é importante deixar a criança ou o adolescente escolherem os livros que os agradam. Deixá-los lerem desde gibis a obras clássicas, desde que sejam escolhas deles”, sinaliza a professora Geraldine Thomas da Silva, da Escola de Aplicação da Universidade Feevale (RS). De acordo com ela, é extremamente adequado explorar outros assuntos que não estejam mais ligados ao universo da escola ou a temas vistos em sala de aula. Geraldine acredita que esse pode ser o meio mais fácil de atrair a criança ou o adolescente a ler, inclusive, possibilitando que se adquira o hábito da leitura. “É a partir do prazer que surgem os leitores!”, reforça a professora.

SER EXEMPLO AINDA É O MELHOR CAMINHO

E aí, você pode pensar: o que eu posso fazer para ajudar meu filho, meu afilhado, meu sobrinho, a querer ler mais e mais? O primeiro fator, com certeza, é os pais terem o hábito de leitura. Segundo Geraldine, que é Especialista em Ensino da Gramática da Língua Portuguesa, para as crianças, é interessante que os pais leiam oralmente histórias escolhidas por elas. Aos adolescentes, é preciso saber que tipo de leitura eles preferem, após, instigá-los a lerem essas histórias, sejam em livros virtuais ou físicos. Uma ótima sugestão é aproveitar o Natal para presenteá-los com livros.

SUGESTÕES E DICAS VALIOSAS

Abaixo, confira algumas dicas de Geraldine para presentear as crianças ou adolescentes. Aproveite a época da “sombra e água fresca” , confira a lista e vá até a livraria mais próxima para escolher os presentes que irão enfeitar a árvore de Natal dos pequenos que você ama até a noite de 24 de dezembro.

Para as crianças:

BrinCriar - Dilan Camargo

Museu Desmiolado - Alexandre Brito

Contos de adivinhação - Ricardo Azevedo

Para os adolescentes:

Eu fico Loko 1 e 2 - Christian Figueiredo

Um ano inesquecível - Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet

Série Rangers - John Flanagan