EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS DE MULHERES CONTADAS EM FICÇÃO

Lançamento da editora O Grifo, livro de Cris Vazquez parte de entrevistas e depoimentos para dar voz a mulheres reais e ficcionais em situações-limite de vida

Inspirada pela obra da bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, cuja poética se constitui das vozes de pessoas que entrevistou ao longo da vida, a escritora catarinense Cris Vazquez constrói um mosaico de experiências reais e ficcionais de mulheres em seu segundo livro, Desnudas. A publicação, pela editora gaúcha O Grifo, terá lançamento presencial no próximo dia 26 de abril, às 18h30, no Franz Cabaret, em Florianópolis.

Desnudas mescla ficção e não ficção, alternando entre contos e relatos de vida de mulheres, cujo mote são as violências sofridas numa sociedade brasileira machista e patriarcal. Baseando-se em entrevistas, em que preserva a voz das depoentes pela metodologia da história oral, Cris Vazquez engendra também a criação de seus contos e propõe uma espécie de jogo de espelhos, em que cada relato é também premissa para a ficção.

A partir dos relatos, a autora amplia a discussão sobre temas como violência doméstica, abuso sexual, câncer de mama, transexualidade, deficiência física, maternidade e racismo. "Cris Vazquez concebe um livro avesso às classificações e que se dá a partir de pontos de intersecção, onde os relatos de outras, que são os relatos de muitas, atravessam seus próprios fantasmas de mulher para engendrar sua criação", descreve a escritora Nara Vidal na orelha do livro.

"Esse é um livro que mostra, sem rodeios, o quão difícil é nascer, crescer, viver mulher no Brasil", aponta a escritora Morgana Kretzmann. "Cris Vazquez se aproxima, de maneira única, da condição trágica das mulheres reais que enfrentam esse mundo tão adverso, desnudando seus mais profundos segredos e sentimentos. Uma leitura mais do que necessária, uma leitura urgente."

Sobre a autora

Cris Vazquez é escritora e advogada pública em Florianópolis. É mestra em Literatura pela UFSC e em Escrita Criativa pela PUCRS. Tem contos publicados em coletâneas como Onisciente contemporâneo (2016), Translações singulares (2017), Não culpe o narrador (2018) e Tudo Soma Zero (2019). É autora também do romance O abismo entre nós (Moinhos, 2017) e escreve para a revista digital Ventanas.

SERVIÇO

Lançamento do livro Desnudas, de Cris Vazquez
Data: 26/04
Horário: 18h30
Local: Franz Cabaret — R. Cristóvão Nunes Pires, 84, Florianópolis/SC
Programação: sessão de autógrafos e happy hour, seguido de show com a cantora Amanda Amancio

Dados do livro:
Título: Desnudas
Autora: Cris Vazquez
Editora: O Grifo
Categoria: contos/não ficção
Páginas: 176
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 978-65-990918-9-6
Preço: R$ 44,90
Onde adquirir: www.ogrifo.com.br