E SE A FACHADA DA LOJA QUE VOCÊ COMPRA FOSSE INTERATIVA?
Escritório de arquitetura leva estande interativo de marca de calçados para feira especializadaQuando gostamos de alguma marca, seja roupa, móveis ou calçados, o resultado que mais nos agrada pode ser a sua utilidade, o seu "usar". Criamos empatia com a marca pelo que ela nos proporciona ao desfrutarmos dela. Mas, há empresas que vão além e proporcionam experiências diferentes não somente ao sei público como na busca e conquista de outras pessoas. É o caso da Bebebê, empresa de calçados que levou a uma mostra do setor na serra gaúcha infinitas possibilidades a quem passava pelos corredores do Sierra Park durante o Salão Internacional do Couro e do Calçado (Sicc), em Gramado. Desenvolvido pela That Design Company, de Porto Alegre, o espaço apresentou como grande diferencial a possibilidade do público mexer nos elementos da fachada, criando novas configurações e interagindo com a marca. Segundo o diretor da That Design, Diego Marques da Rocha, o objetivo foi criar uma fachada interativa, onde as pessoas pudessem mover as placas e escolher como ela ficaria dentro das suas infinitas possibilidades. “A ideia era surpreender, ser modificável, e que a fachada, em toda sua extensão, pudesse ser verdadeiramente mutante”, explica o arquiteto. Em desenvolvimento desde fevereiro, o projeto passou por um extenso estudo e foi entregue na feira em maio. “Pensamos em cada detalhe. Temos essa preocupação com a parte técnica também. Fizemos um mockup (protótipo interno) no escritório para testar como funcionaria o sistema de encaixe e mobilidade. Projetamos painéis moduláveis com o total de 510 escamas, para facilitar o trabalho da montadora do estande. De posse de uma solução produtiva, funcional e viável as pessoas poderiam verdadeiramente se divertir virando as escamas como quisessem para criar novas possibilidades”, detalha. Esse é o sexto projeto que a That cria para a Bebecê. “Há uma evolução nos projetos, sempre com o objetivo de apresentar um espaço inovador e inusitado. Eu sempre gostei muito dessa questão da interatividade. Gosto de trabalhar com o conceito de loja mutante, em que é possível remodelar e alterar a exposição dos produtos de acordo com a necessidade de lançamentos e do calendário sazonal do varejo. Desde o último estande da Bebecê, o escritório já vinha com a ideia de fazer uma fachada interativa e o resultado foi o melhor possível. A todo o momento tinha alguém interagindo com as placas e criando uma nova configuração”, conta Diego. Sobre a That Design Company Criada em 2011 e liderada pelo arquiteto Diego Marques da Rocha, a That Design Company é um escritório de arquitetura voltado exclusivamente para o varejo, atuando nas áreas comercial, arquitetura efêmera, visual merchandising e PDV. Muito mais que desenvolver estandes, lojas ou materiais, o grande diferencial da That é o seu penso funcional, que leva em consideração vários pontos como branding, comportamento do consumidor, neuromarketing, mensurabilidade no ponto de venda e conceitos de omnicanal. A That chama isto de "ciência do varejo", uma metodologia própria de abordagem desenvolvida para conectar marca, produto (ou serviço) e consumidor final, criando uma relação sólida e duradoura. Unir criatividade com técnica, eis a expertise da That Design Company, que já foi consagrada, por dois anos, como a Empresa de Design do Ano pelo prêmio Colunista de Design. Reconhecida também internacionalmente, a empresa tem seus projetos publicados em grandes magazines de arquitetura da Itália e livros de retail design na Inglaterra, além de publicações em dois dos principais portais de arquitetura comercial do mundo. Publicidade Publicidade |