Por Aline Pires*
Vou antecipar a dica de leitura esta semana para entrar no clima do Dia do Amigo, celebrado neste 20 de julho, uma data que, assim, como as outras comemorativas de março para cá, está ocorrendo de maneira diferente, distante, virtual.
E o livro de hoje fala de amizade, saudade e distância. Não a distância imposta por uma pandemia, como a que vivemos neste momento, mas a distância marcada pela despedida, pelo suicídio do melhor amigo. O livro acaba sendo uma grande homenagem à amizade e a tudo o que ela nos proporciona. Estou falando de O Amigo, escrito por Sigrid Nunez, lançado pela Editora Instante **. A indicação chegou para mim pelo perfil da Taize Odelli, no insta, que gosto bastante.
Bem, O Amigo conta a história de uma mulher, escritora, professora de escrita criativa, que é impactada pela notícia do suicídio de seu melhor amigo, também escritor e professor, que sai de cena sem o menor sinal de que isso um dia poderia acontecer. Ex-aluna dele, ela recebe, além dessa notícia, um pedido inusitado da Esposa 3 deste homem: que ela fique com o cachorro ele, um dogue alemão, um animal de grande porte, já na reta final da existência.
O livro então é uma extensa carta a este amigo que partiu, um relato das consequências de aceitar cuidar do cão, Apolo, e tudo o que a ausência deste amigo implica. Gostei da narrativa, da condução do texto, cheio de idas e vindas, mas que mantém o fio da história de maneira bem consistente.
A chegada de Apolo na vida desta mulher dá início a uma relação marcada pela incerteza - afinal de contas, dividir o espaço pequeno do apartamento com um cão deste porte, enorme, por si só, já é uma grande virada em sua vida.
Mas, olhar para Apoplo é olhar para a saudade, para a falta que seu amigo faz. E a carta/livro é uma forma de não só questionar e confrontar a decisão de suicidar-se do amigo como também de recordar momentos que viveram juntos desde a juventude, marcando a trajetória pessoal e profissional de ambos.
Um aspecto bem interessante desta obra é o panorama que a narradora dá acerca do mercado editorial, do processo de construção de um texto e do "networking" dos autores, um universo nem tão glamuroso assim como devem imaginar leitores e aspirantes a escritores.
Ela também relata, nesta carta a seu amigo, um trabalho de oficina de escrita criativa com um grupo de mulheres em situação de vulnerabilidade e isso expõe um lado muito humano da narradora/protagonista. E tem muito mais neste livro, as citações de grandes obras da literatura, os insights e reflexões, são incríveis.
E o desfecho...! Simplesmente, genial. Recomendo!
*Jornalista - Diretora de Conteúdo Temas Preferidos
** Agradecemos à Editora Instante pelo envio de O Amigo ao Temas Preferidos