DIA DO VINHO: COMEMORE COM UMA SELEÇÃO DA BEBIDA EM DIVERSOS PAÍSES

  • 01 de Junho, 2024
  • |
  • Geral
  • |

O sommelier da Cantu Grupo Wine, Sergio Cruz, traz uma curadoria com vinhos de diversos estilos e países para celebração da data

O Dia Nacional do Vinho, comemorado sempre no primeiro domingo de junho, nesse ano, dia 2, é um convite a celebrar o mercado produtor e consumidor de vinho no país. Impulsionado por marcas brasileiras e por marcas que chegam ao país de diversos países, o cenário do vinho tem se tornado cada vez mais relevante na mesa e no dia a dia dos brasileiros.


Para essa data, o sommelier Sergio Cruz, da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, preparou uma curadoria que é uma viagem por diferentes culturas produtoras de vinho. Para começar, a recomendação é apreciar o Codici Primitivo Puglia, elaborado com a casta típica dessa região italiana, a Primitivo, que está entre as preferidas dos consumidores brasileiros.



E ainda falando sobre preferência no paladar dos brasileiros, não podem ficar fora da lista as opções Calamares Branco e Rosé, de Portugal, da região produtora de vinhos verdes, que carrega em seu rótulo a elegância jovem de um vinho consagrado há 75 anos no Brasil.



Ainda em Portugal, outra recomendação do sommelier para celebrar a data é o Poças Porto Ruby, um vinho do porto para aquele cálice após uma refeição ou até mesmo para um momento mais leve do dia, cheio de descontração.



Ainda num passeio pelo que o velho mundo oferece de melhor no universo dos vinhos, a dica é apreciar o tradicional Chianti da Leonardo da Vinci, de origem italiana, que cada vez mais conquista brasileiros. Já na França, Sergio recomenda experimentar o Calvet Bordeaux, com seu típico corte de Merlot e Cabernet Sauvignon, conhecido no mundo todo. É um clássico que esbanja pompa, elegância e é muito bem elaborado por uma das vinícolas mais antigas do país.



Para fechar a curadoria em comemoração ao Dia Nacional do Vinho, Sergio recomenda o australiano Yellow Tail Shiraz, famoso vinho do Canguru, símbolo máximo do país. Na avaliação do sommelier, um vinho jovem, descomplicado, elegante e que é o preferido entre os iniciantes no mundo do vinho.



Com espaço especial no coração e na adega dos brasileiros, os países latinos com forte autoridade no vinho têm espaço cativo na lista do sommelier. Crios, da Susana Balbo Wines, de Mendoza, na Argentina, é elaborado com uvas Malbec, que, além de ser emblemática na região, é a uva queridinha, companheira para um momento de churrasco.



Ainda entre os hermanos, Sergio recomenda também saborear o Ventisquero Reserva Cabernet Sauvignon, do Chile, feito com uma uva de grande potência e personalidade, além de ser a uva mais conhecida e vendida. Também do Chile, o Chilano Carménère é uma uva ícone desse país.



“Desde sua criação, o Dia Nacional do Vinho tem tido o objetivo de enaltecer o mercado, formado por grandes profissionais, produtores, empresas e, claro, os consumidores – personagens fundamentais de todo o cenário. É um convite a um ótimo brinde”, afirma Sergio Cruz, sommelier da Cantu Grupo Wine.