DEPILAÇÃO COM LÂMINA: COM CUIDADOS NECESSÁRIOS, RESULTADO PODE SER SATISFATÓRIO

Impedidas de saírem de casa para depilações a laser ou com cera por causa da pandemia do coronavírus, algumas pessoas optam pelo uso da lâmina

O isolamento e o distanciamento social, determinantes para barrar o contágio e a disseminação do novo coronavírus, têm exigido algumas atitudes novas na rotina de muitas pessoas. Muitas dessas atitudes dizem respeito à rotina de cuidados com o corpo, como a depilação. Se antes havia o hábito constante de frequentar salões para se livrar de indesejáveis pelinhos por meio de cera ou laser, agora, para muitas pessoas a única saída é a depilação com lâmina o que pode gerar certo desconforto, como reações alérgicas e irritação da pele, se não forem tomados alguns cuidados.

Mas, calma. Há possibilidades para garantir o bem-estar de uma pele lisinha mesmo em tempos difíceis e lâmina pode ser usada com eficácia e segurança. Quem garante é a fundadora do Instituto Pello Menos, Regina Jordão, que dá aqui algumas dicas, principalmente para quem tem a pele mais sensível e que frequentemente apresentam "bolinhas" na pele após a depilação com lâmina, a chamada foliculite

Quando isso ocorre, segundo Regina, a orientação é suspender imediatamente o procedimento já que a inflamação recorrente pode resultar em vasodilatação crônica da superfície da pele, inclusive com cicatrizes.
Mas existem alguns tipos de pels que suportam melhor o uso da lâmina, desde que o procedimento seja realizado com algumas precauções, preste atenção:

Esfoliação da pele

A esfoliação vai retirar as células mortas da pele e minimizar as chances da lâmina causar irritações na superfície. “É indicado fazer esse procedimento duas vezes na semana, não mais do que isso, pois a pele pode ficar sensibilizada”, salienta Regina. “E não é recomendado fazer a depilação pouco antes ou logo depois do procedimento. O mais indicado é que essa esfoliação seja realizada três dias antes e três dias depois da remoção dos pelos”, comenta.

Evite produtos com álcool

Produtos que contenham álcool ou ácidos em sua composição não devem ser utilizados, pois podem deixar a pele mais sensibilizada e suscetível a alergias. “Os óleos vegetais, por sua vez, não são nocivos e ajudam a preparar a pele para o procedimento”, indica Regina. E caso a região fique sensível após passar a lâmina, o óleo também pode ajudar a acalmar a pele.

Use hidratantes

Durante o processo depilatório são removidos os queratinócitos assim como a camada superficial de oleosidade da pele; dois elementos que dão sustentação e proteção à esse órgão tão importante do corpo. Portanto, é preciso recuperar essa película protetora e a melhor forma de fazer isso é hidratando diariamente a região. “Desse modo, além de deixar a pele macia, isso irá ajudar o pelo em seu processo de crescimento”, explica Regina.

Água quente

A sugestão é fazer a depilação com lâmina no banho e com água quente. “A temperatura mais alta vai abrir os poros da pele, facilitando a eliminação dos pelos, e minimizando as chances de alergia. Mas, logo após o procedimento, o ideal é lavar a pele com água fria para fechar os poros”, finaliza a especialista.