CONVOCATÓRIA CHAMA ARTISTAS, ESPAÇOS DE ENSINO E DE EXPOSIÇÃO DAS ARTES VISUAIS

Iniciativa do projeto Mesa de Arte na Praça, no Vale do Sinos, tem inscrições até 3 de fevereiro. Selecionados terão página individual em site e integrarão ações para divulgar artes visuais

A segunda convocatória do projeto Mesa de Arte na Praça (MAP) está aberta e segue até 3 de fevereiro. Podem se inscrever artistas visuais nascidos e/ou residentes nas cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Morro Reuter. Também são aceitas inscrições de espaços de ensino das artes visuais e espaços expositivos. Pintura, desenho, gravura, fotografia autoral, escultura, grafite, charge, videoarte e arte digital estão entre as linguagens a serem apresentadas. Os selecionados terão uma página individual no site do MAP e poderão participar das ações do projeto, criado para democratizar a arte e formar novos públicos. O formulário de inscrição está disponível neste link.

A nova convocatória integra o projeto Mesa de Arte na Praça, no Muro, na Rede, na Caixa...., selecionado no Edital Sedac nº 13/2021 - FAC Visual. Com duração de um ano, o novo projeto envolve várias atividades, como intervenções artísticas e novos canais de divulgação das artes visuais na região. A realização é do MAP, com recursos do PRÓ-CULTURA – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, produção executiva da Imago Produtora e apoio da HS Consórcios e Tintas Killing. "Nosso objetivo é compartilhar as artes visuais com um maior número de pessoas, levar as obras à comunidade, a espaços alternativos e de grande circulação de público, democratizando o acesso e, ao mesmo tempo, promovendo a divulgação dos artistas", resume a curadora Ana Hauschild.

A execução do projeto no FAC Visual já teve início com a nova edição da Arte no Muro, maior exposição a céu aberto do Brasil em número de artistas visuais. A montagem aconteceu no dia 2 de dezembro, transformando quase 500m² de muros do bairro Hamburgo Velho em uma grande galeria a céu aberto. As 151 reproduções de obras de arte, impressas em cartazes lambe-lambe no formato de aproximadamente 1,5m x 1m, seguem disponíveis para visitação na Av. Victor Hugo Kunz (ao lado do número 429) e na Rua General Osório (ao lado do número 644).



AÇÕES EM OUTRA CIDADES – Além da Arte no Muro e da convocatória, estão previstas duas edições da intervenção Mesa de Arte na Praça, em Dois Irmãos e em Morro Reuter. A ação promove a exposição de reproduções de obras em varais, no formato A3, de no mínimo 150 artistas, em locais de grande circulação de pessoas. Ao final das exposições, o público pode levar uma obra de sua escolha para casa. Outras atividades previstas são duas edições da Arte na Caixa, uma em Estância Velha e a outra em Ivoti, em entidades que serão definidas em parceria com as secretarias de Cultura dos dois municípios.



Todo a proposta selecionada para o FAC Visual é um desdobramento do projeto Mesa de Arte na Praça (MAP), idealizado e capitaneado pelo Coletivo A4 Falando em Arte. O grupo é formado pela curadora Ana Hauschild e pelas artistas visuais Simone (Bala) Blauth, Magna Sperb e Andrea Hilgert. Além de todas as atividades descritas acima, o site do MAP passará por uma atualização. Serão inseridos os novos artistas e espaços, e a plataforma será reprogramada, com a adição de ferramentas de Acessibilidade Comunicacional para ampliar a inclusão digital.


MAIS IMAGENS: