CONSUMISMO INFANTIL: UM CAMINHO QUE TEM VOLTA

Livro de especialista mostra como as crianças podem ter uma relação saudável com o consumo e entendimento sobre valor do dinheiro

Já deve ter acontecido com você, se é pai, mãe ou responsável por uma criança. A propaganda na televisão, na internet, na rua, chama a criança de tal maneira que ela não resiste, quer agora. A tendência do consumismo infantil cresce a cada dia, a cada instante, e o resultado pode ser adultos confusos, sentindo-se culpados e a criança certa de que "É tudo meu". 

E foi para ajudar a tratar do consumismo infantil que surgiu o livro O Bichinho Tudo-é-Meu. Publicado pela Sinopsys Editora, a proposta da obra escrita pela psiquiatra Leticia Ribas é despertar a consciência quanto ao consumo excessivo na infância. Além disso, a autora busca estimular uma reflexão sobre o entendimento quanto ao valor do dinheiro

Para a autora, “o livro trata do despertar da consciência sobre o excesso de consumo que afeta também as crianças, e traz algumas reflexões sobre o dinheiro e o trabalho, a necessidade e o desejo de comprar, sobre o descarte e implicações deste comportamento para o meio ambiente”. Assim, por meio dessa obra é possível estabelecer um diálogo com as crianças sobre esses temas tão relevantes e atuais, como sustentabilidade e educação em família.

Autora
Letícia Ribas. Psiquiatra da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria, com formação em Transtornos do Controle dos Impulsos pelo Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva. Mestranda em Farmacologia na UFPR com pesquisa direcionada aos comportamentos impulsivos e compulsivos na Doença de Parkinson. Atua na clínica há 20 anos. Professora nas áreas de Psicopatologia e Psiquiatria da Infância e Adolescência no Curso de Especialização em Psiquiatria do Hospital Porto Seguro em Curitiba.