Vivemos um tempo sem precedentes na história da humanidade. A pandemia e suas consequências mudaram a vida e a rotina de todos, especialmente no que se refere ao trabalho. E nesse contexto, a comunicação, ou melhor, a forma de se comunicar, precisa de atenção e, em alguns casos de reconstrução. Por isso, a Universidade Feevale promove um curso com foco na comunicação corporativa, com destaque para a empatia, ao mostrar que ela é fundamental na construção de relacionamentos com clientes e parceiros.
Destinado a profissionais de todos os setores, com foco em líderes de equipes, profissionais de atendimento e da área de Recursos Humanos, coordenadores de projetos, comunicadores e gestores, o curso Comunicação Corporativa em Tempos de Crise será ministrado pela professora Carine Gabriele de Oliveira Edinger, em . As aulas serão on line, 6, 7 e 8 de outubro, das 19h às 22h, por meio da plataforma Blackboard Collaborate.
A qualificação proporcionará discussões acerca de casos reais em busca de soluções para conflitos. "Em tempos de crise, a comunicação empática é essencial na construção de relacionamentos com clientes e parceiros. A colaboração e o diálogo transparente, devem ser utilizados como ferramentas na busca pela comunicação empática e assertiva nos ambientes corporativos, contribuindo assim para resultados virtuosos para ambas as partes. O curso apresenta ferramentas para uma comunicação clara e objetiva, além de proporcionar discussões acerca de casos reais em busca de soluções e saídas para resolução de conflitos", diz a ministrante, que é bacharel em Relações Públicas e Mestra em Indústria Criativa.
As inscrições podem ser feitas até 4 de outubro, aqui.
Tema relevante
Diante da constatação de que a comunicação é um tema extremamente relevante, Carine conta que desenvolveu o curso a partir desta reflexão, e somando à crise atual. "Identifiquei a necessidade de um curso que prepare os profissionais para lidar com diversos tipos de situações comunicacionais, sendo que a comunicação passa por transformações, passando a se apresentar, em grande parte, no formato on-line", afirma a professora.
A pandemia do novo coronavírus acentuou o problema histórico e cultural de dificuldade de comunicação entre as pessoas e sobre isso Carine também fala da abordagem durante o curso. Grande parte dos profissionais, diz ela, estava habituada ao relacionamento pessoal direto e precisou se adaptar rapidamente ao distanciamento, utilizando, assim, a comunicação em formatos antes menos utilizados, on-line.
O curso que será ministrado por Carine tem como proposta chamar a atenção e atualizar sobre problemas e atritos, ou ruídos que sempre foram observados no ambiente corporativo e hoje precisam ser tratados de outra maneira. "Problemas de comunicação podem causar falhas em processos, erros de produção, tomada de decisão indevida, além de problemas de relacionamento entre colegas. Estas são algumas das questões que podem ocorrer", considera.
E nesse contexto, a empatia tem papel decisivo. "A empatia é essencial a partir do momento em que o sujeito entende que, para ter sucesso nos relacionamentos corporativos, é preciso se colocar no lugar do cliente/parceiro e tratá-lo com transparência, assim como gostaria de ser tratado", acrescenta.
Por outro lado, é preciso considerar o cenário atual que, para alguns, pode dificultar a empatia diante da necessidade de sobrevivência. Mas é aí que o processo pode se explicar. Segundo Carine, são muitos os assuntos preocupantes como saúde, trabalho, recursos financeiros, política, entre outros. O estresse, destaca, pode deixar as pessoas mais egóistas e isso pode atrapalhar o ambiente corporativo, quando se perde a noção de empatia. "É preciso resgatar estes valores para que não se perca a qualidade da força de trabalho", diz a professora.
Programa do curso
- Comunicação verbal e não verbal
- Comunicação empática
- Assertividade
- Resolução de conflitos/estudo de casos