Por Bruna Provenzano/EspecialTP
Acaba de estrear em circuito nacional, o filme Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos, mais recente longa do diretor gaúcho Paulo Nascimento. O trabalho trata dos dilemas de um deficiente visual que tem a oportunidade de voltar a enxergar. Vitório, interpretado por Edson Celulari, é um pizzaiolo do Bixiga, tradicional bairro italiano de São Paulo, que vive com a esposa Clarice e com a filha Alícia, interpretadas pela argentina Soledad Villamil e pela gaúcha Giovana Echeverria. Quase integrante da família está Cleomar, garçom, melhor amigo e confidente de Vitório.
Na trama, o ator gremista Leonardo Machado dá vida ao gaúcho que esconde do patrão corintiano o amor pelo Internacional. O enredo se desenvolve a partir dos conflitos enfrentados pelo pizzaiolo que precisa tomar a decisão sobre voltar a enxergar e tratar de esquecer o mundo da forma que ele conhecia até então.
Apostando na ideia de que “o essencial é invisível aos olhos”, o filme ultrapassa os limites da telona ao tratar de deficiência e inclusão. O tema não está apenas na história, mas também na acessibilidade que a produção oferece. A partir do uso do aplicativo MovieReading, é possível acompanhar a audiodescrição, a legenda e a legenda em Libras do filme em qualquer sala de cinema.
O recurso de Legenda para Surdes e Ensurdecidos foi produzido pela Iguale Comunicação de Acessibilidade. Já a audiodescrição é da Accorde Filmes, que também produz o longa. Na sessão de lançamento do filme, na noite de 24 de abril, em Porto Alegre, vários deficientes visuais acompanharam a exibição ao lado do diretor, produtores, elenco e convidados.
Para saber:
- Admirador confesso da cantora e atriz argentina Soledad Villamil, o escritor Luis Fernando Verissimo compareceu ao lançamento do filme e conversou com a estrela portenha na capital gaúcha. (Foto abaixo)
- Soledad deve voltar a Porto Alegre nos próximos meses, mas dessa vez para apresentações musicais.
- A pizzaria de Vitório é decorada com fotos de famosos que visitam o lugar. Entre eles estão Tony Ramos, Fernanda Montenegro, Washington Olivetto e Rubens Ewald Filho. Detalhe para uma das imagens: estão nela o diretor e roteirista do filme, Paulo Nascimento, e a produtora Mônica Catalane.