#CARTÃOVERMELHO: MUSEU DO FUTEBOL LANÇA HASHTAG CONTRA PRECONCEITO NO DIA DA MULHER

Ação no Twitter reuniu relatos de jornalistas, atletas, influenciadores e torcedoras, denunciando a discriminação sofrida pelas mulheres no mundo dos esportes

Temos visto inúmeras histórias tristes, tragédias até, que envolvem o futebol. Infelizmente atos de violência e preconceito ainda são realidade em estádios e locais onde deveria reinar o respeito e a devoção ao esporte. Para tentar diminuir estas marcas, uma ação foi lançada nesta terça, 8 de março, quando se comemorou o Dia Internacional da Mulher. A fim de diminuir a discriminação ainda enfrentada por mulheres no meio esportivo, o Museu do Futebol lançou a campanha #CartãoVermelho no Twitter. Situado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Jornalistas, atletas, influenciadoras e torcedoras foram convidadas a participar da ação, compartilhando seus testemunhos sobre impedimentos e exclusões sofridas no esporte. Assim como no ano passado, com a campanha #MeuRival, a #CartãoVermelho começou pelo próprio perfil do Museu do Futebol, que publicou: “O futebol feminino foi proibido oficialmente no Brasil entre 1941 e 1979. #CartãoVermelho para o apagamento dessa história!”.

Em seguida, a campanha atraiu milhares de mulheres, chegando aos assuntos mais comentados do Twitter, e reuniu vários tweets ao longo do dia, como o da ex-treinadora da Seleção Brasileira Feminina, Emily Lima, que escreveu: #CartãoVermelho para quem duvida de nossa capacidade de alcançarmos tudo que queremos”. As Dibradoras também entraram na onda: "#cartaovermelho pra quem diz, ainda em 2022, que 'ninguém liga pro futebol feminino' enquanto faz questão de comentar em todos os posts de futebol feminino que 'ninguém liga pra futebol feminino'".

Para cada um dos relatos, a hashtag deixa claro que atitudes machistas não podem continuar fazendo parte do jogo. Por isso, #CartãoVermelho! Com essa ação, o Museu do Futebol reforça a importância de debater mudanças pela virada contra o machismo no esporte.

Acesse a hashtag clicando aqui.

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

PATROCÍNIOS E PARCERIAS

A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.