Quando se pensa em Páscoa, a primeira coisa que pode vir à mente é, claro, chocolate. Mas, o cardápio de Páscoa pode ser ainda mais especial. Cheia de significado e tradição, essa festa reúne família e amigos também em torno da boa mesa. Por isso, uma das melhores alternativas para o almoço da Sexta-Feira Santa é o tradicional peixe em uma versão deliciosa. A sugestão de preparo é com o delicioso salmão, extremamente prático e leve, apresentada pela Salmón de Chile, associação que promove o consumo do salmão chileno no Brasil.
Se a sua lista de convidados é grande, o cardápio de Páscoa deve contar com um salmão inteiro fresco. Mas, cuidado, antes de comprar, é imprescindível prestar atenção em alguns aspectos que vão garantir o sabor e a qualidade de seu almoço. Fique de olho na textura, na cor, na característica dos olhos do peixe e, especialmente, no cheiro.
PARA NÃO ERRAR NO CARDÁPIO DE PÁSCOA
A carne do peixe deve ser firme e para atestar isso é só pressioná-la e observar se ela volta a si logo depois. Sobre a coloração, o peixe deve apresentar brilho na pele e as guelras devem ter aspecto avermelhado. Para saber se o pescado está mesmo fresco, da mesma forma que a pele, precisa ter brilho. E, por fim, o cheiro: deve remeter ao aroma de maresia.
Agora que você já sabe como escolher o peixe para dar destaque ao seu cardápio de Páscoa, que tal escolher a melhor receita? O Salmón de Chile Assado é uma excelente opção para a família e os amigos saborearem à mesa. E, caso reste alguma porção do preparado, a dica é preparar bolinho apertitivo ao molho de pepino e iogurte, uma receita leve e saudável.
“Além de ser opção completa para o preparo dos mais variados pratos, como o cardápio de Páscoa, o salmão também é ótimo para combinar com bebidas como o vinho chileno, outro item típico da Páscoa! Para brindar essas receitas, por exemplo, podemos optar por um Sauvignon Blanc bem frutado ou por um espumante mais refrescante”, diz Melanie Whatmore, da Salmón de Chile.
MONTE O SEU CARDÁPIO DE PÁSCOA
Veja, a seguir, o passo-a-passo das receitas que farão do seu cardápio de Páscoa um acontecimento
SALMÓN DE CHILE ASSADO
Ingredientes
1 salmão chileno inteiro já limpo
Sal a gosto
2 dentes grandes de alho picados
2 limões
1/2 xícara de chá de vinho branco seco
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
Cheiro-verde picadinho e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
Misture os temperos e o sumo dos limões numa tigelinha e esfregue tudo no peixe, inclusive no lado de dentro. Forre uma assadeira grande com papel alumínio e ponha o peixe por cima, regue azeite sobre ele, de ponta a ponta.
Leve o peixe ao forno por cerca de 1 hora, dependendo do tamanho do peixe, comece a mexê-lo com um garfo, por volta dos 40 minutos, para ver se já está quase macio, quando estiver quase macio regue com o vinho branco e deixe por mais 20 minutos ou até quando estiver bem macio.
BOLINHOS DE SALMÃO AO MOLHO DE PEPINO E IOGURTE
Ingredientes
1 quilo de salmão cortado em pedaços finos
1 ½ xícara de farinha de trigo burgol
1 cebola média, picada em pedaços finos
Sal e pimenta
Suco de ½ limão
Óleo para refogar
Para o molho:
½ pepino, descascado, sem sementes e ralado
180 ml de iogurte
2 colheres de sopa de hortelã fresco picado
Gotas de suco de limão
Sal e pimenta
Modo de Preparo
Hidrate o trigo burgol em água fria por 10 minutos;
Escorra a água e misture com o salmão picado em pedaços finos, a cebola, sal, pimenta e suco de limão. Refrigere por 30 minutos.
Aqueça o óleo numa frigideira profunda
Faça bolinhas de tamanho médio com a mistura do salmão e frite no óleo, movendo com suavidade, até ficarem douradas.
Escorra sobre papel toalha e espete em palitinhos de madeira
Sirva os bolinhos acompanhados com o molho de iogurte e pepino.