A caminhada é uma das atividades físicas mais acessíveis à maioria da população. Pode ser realizada por qualquer pessoa fisicamente saudável e sem problemas articulares graves. Assim, uma dica imperdível, especialmente para moradores da região de Novo Hamuburgo (RS) é participar do grupo de Caminhadas Orientadas, atividade gratuita e aberta à comunidade ofertada pela Universidade Feevale. As ações foram retomadas esta semana e acontecem na Pista de Atletismo do Campus 1, na Avenida Dr. Mauricio Cardoso, 510, Novo Hamburgo.
As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h30, sob coordenação do professor Jonas Ronaldo de Mello, graduado em Educação Física que também está à frente do Programa Esporte Universitário, que contempla as equipes universitárias e os atletas individuais.
A proposta é estimular a saúde e o bem-estar e proporcionar contato com outras pessoas e com a natureza. Os participantes contam com o suporte de uma equipe de segurança e a supervisão de um profissional de Educação Física, que realiza avaliações físicas e acompanhamento personalizado. "Ainda queremos oportunizar a utilização da nossa pista atlética do Campus 1 por todos que desejam realizar uma atividade física saudável, em local plano, com segurança e sem custo respeitado a condição física e os objetivos pessoais, como realizar uma atividade física regular, melhorar o condicionamento físico socializar, por exemplo", afirma o professor de Educação Física.
Foi em busca de uma atividade aeróbica longe da esteira da academia, onde pratica musculação, que a auxiliar de higienização Elisa da Veiga Silva, de 49 anos, passou a integrar o grupo das caminhadas na Feevale no ano passado. Desde então, tem observado o aumento do condicionamento físico e da resistência até para já arriscar uma corrida leve. "Já consigo dar uma volta toda sem cansar, o que não era possível, quero ir mais além", diz Elisa que hoje faz um percurso que varia de 3km a 4km. Ela se mostra satisfeita ainda com o local onde a atividade é desenvolvida, seguro e próximo da natureza.
Para participar, não é necessário apresentar atestado médico, no entanto, como destaca Mello, antes de iniciar as caminhadas, o individuo passa por um anamnese durante a qual são coletadas informações relativas à saúde como a possibilidade de lesões, limitação física, se faz uso de medicação, qual é a atividade laboral da pessoa e qual seu histórico em prática de exercícios físicos.
A iniciativa integra o programa Feevale para Todos, que tem como objetivo oferecer à comunidade interna e externa atividades culturais, físicas e aquáticas. A idade mínima para participação das Caminhadas Orientadas é de 14 anos. Interessados devem se inscrever preenchendo o formulário disponível em feev.as/caminhada-orientada.
SAIBA MAIS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA CAMINHADA:
- A caminhada melhora a circulação e a atividade do coração, diminuindo problemas cardíacos;
- reduz gorduras localizadas;
- combate o colesterol ruim, aumenta a densidade óssea;
- favorece o controle de doenças como diabetes e hipertensão;
- ameniza desequilíbrios posturais e articulares;
- fortalece o sistema imunológico e respiratório;
- proporciona bem estar físico e mental.
Fonte: Professor Jonas Ronaldo de Mello | Graduado em Educação Física