Apresentar ao mercado chinês os diferenciais em design, tecnologia e inovação dos materiais desenvolvidos por empresas brasileiras do setor do couro e do calçado.
É o que visa a ação promovida pelos projetos Brazilian Leather e Footwear Components by Brasil – parcerias entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal) e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) – durante a All China Leather Exhibition (ACLE) 2015, que acontece em Xangai, entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro, em espaço localizado no Hall E1, estande E27.
"A China é o maior mercado para muitas empresas da cadeia do couro, calçados e materiais. A ACLE é, portanto, uma das principais feiras do ramo, já que ocorre em Xangai. A ideia nesta edição do evento é unir duas grandes entidades do setor, CICB e Assintecal, para demonstrar a força da indústria brasileira”, declara o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello.
INSPIRAMAIS - Num espaço de 60 m², os visitantes da All China conhecerão pela primeira vez parte da exposição do único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina. Com a curadoria do estilista e coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues, o Inspiramais é uma realização do Footwear Components by Brasil e do Brazilian Leather por meio da parceria entre Apex-Brasil, Assintecal e CICB.
“Estamos satisfeitos pela oportunidade de apresentar nossa qualidade e o design de matérias primas brasileiras durante a All China, que é uma das principais feiras setoriais do mundo. Certamente, cada um dos projetos apresentados no espaço do Inspiramais mostrará aos visitantes nossas pesquisas, estratégias e diferenciais que poderão agregar ainda mais valor ao produto final para qualquer fabricante do mundo”, conta William Marcelo Nicolau, presidente da Assintecal.
Dentre os projetos que integram o Inspiramais, e que estarão no All China, está o Ecodesign. Coordenado pela estilista Isabela Capeto, o projeto tem como objetivo desenvolver couros de menor impacto ambiental destinados aos setores coureiro e calçadista, onde entra a utilização dos taninos vegetais, solventes a base d’água e produtos livres de cromo.
O Ecodesign promove a utilização de couros exóticos e de vacum criados a partir de taninos vegetais, sendo apresentados em protótipos de calçados e acessórios, com base no conceito de menor impacto ambiental e maior aproveitamento das matérias primas disponíveis.
Ainda no espaço Inspiramais ocorrerá a exposição Fórum de Inspirações Inverno 2016, que tem a curadoria de Walter Rodrigues e traz o resultado final do intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento voltados a orientar empresários na produção de componentes para couros, calçados e artefatos que se destacam pelo design e inovação.
Um projeto que instiga a criação de produtos com um olhar sobre as referências culturais e sociais do Brasil é o Referências Brasileiras, que aplica influências como música, danças, festas folclóricas, comidas, arquitetura, mobiliário, natureza, origens étnicas e artesanato na fabricação de componentes para couros, calçados e artefatos para o Inverno 2016. Com base nos diversos elementos coletados nas pesquisas é possível elaborar um novo design em materiais, que originam coleções para inspirar calçados, acessórios e confecções.
E, antecipando o Verão 2017, o Preview do Couro traz uma seleção de peles desenvolvidas por 17 curtumes orientados pelo estilista Walter Rodrigues e pelo designer Marnei Carminatti, com a colaboração do especialista em couros Ramon Oliveira Soares. A prévia mostra as cores e texturas que mais serão procuradas pelas indústrias calçadista, de bolsas, acessórios e vestuário para o desenvolvimento de produtos de moda em 2017.
Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é gerenciado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br
Sobre o CICB - Mais antiga entidade do ramo de couros e peles do país, fundada em 1957, o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) representa e defende o setor coureiro brasileiro no país e no mundo. Seu principal objetivo é tornar a indústria de couros e peles do Brasil cada vez mais competitiva nos mercados doméstico e internacional. Para isso, incentiva a produção sustentável e a fabricação de produtos de maior valor agregado. Veja mais emwww.cicb.org.br.
O Footwear Components by Brasil - Footwear Components By Brasil é a marca desenvolvida pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a qual visa representar o setor de materiais para a indústria coureiro calçadista no mercado internacional. A marca promove a integração deste cluster através de projetos e atividades estratégicas, possibilitando às empresas do Projeto Footwear Components by Brasil entregar todos os tipos de solução aos diferentes mercados e públicos. Mais informações em www.fcbybrasil.com
Sobre a Assintecal - A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) conta com três décadas de atuação constante em prol do setor, agindo diretamente na defesa de seus interesses através de várias frentes. Seu trabalho é reconhecido pela força no diálogo com todas as esferas de governo, pela consolidação do mercado internacional e pela disseminação do conteúdo de moda, que inclui o desenvolvimento de produtos. A entidade conta com cerca de 300 associados, mas responde por um setor que congrega mais de 3 mil empresas. A associação está sediada em Novo Hamburgo (RS), polo considerado o maior cluster calçadista do mundo, e conta com escritórios regionais em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP). Informações em www.assintecal.org.br