Mais de uma centena de bonecos gigantes, de manipulação direta, teatro de objetos, bonecos de mãos, bonecos de corpo e marionetes estarão fazendo a alegria de crianças e adultos.
O 28º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela promove o turismo, atraindo cerca 70 mil pessoas durante o evento e, como forma de manter na comunidade um resíduo cultural dinâmico e permanente traz os alunos das escolas municipais ao teatro, deixando um legado na formação artística e no desenvolvimento cultural dos moradores da cidade. A exemplo da edição de 2015, o Oásis Santa Ângela (asilo de senhoras) e o Presídio Estadual também são palco para espetáculos do Festival. A importância do Festival para Canela pode ser medida pelo número de grupos e espetáculos residentes na cidade e região e que participarão do evento: Beth Bado Produções, Cia Goliardos, Cia Lisi Berti, Kombinação e Só Rindo Bonecos da Montanha.
A principal missão do Festival é deixar um legado, isso acontecerá com as oficinas programadas para o evento. A Cia Italiana DI Filippo Marionette trará peças dos bonecos pré-cortadas e ministrará, no Espaço Nydia Guimarães, uma oficina de montagem e manipulação de marionetes. O Grupo Peruano Olmo Teatro, ministrará na D’Arte Multiarte uma oficina para
orientação de criação de um espetáculo de teatro de bonecos destinada ao público jovem a partir de 17 anos que poderá participar levando um boneco.
Nos palcos de Canela bonequeiros da cidade, de Gramado, Canoas, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, e internacionais da Argentina, Itália e Peru estarão dando vida a suas criações. Serão 20 espetáculos com cobrança de ingresso e 26 com entrada franca.
O desfile dos bonecos, um dos momentos de mais sucesso no evento, quando público, bonequeiros e bonecos participam de uma grande integração, neste ano ocorrerá em dois momentos: dias 12 e 15.
O bate papo com os grupos e simpatizantes com foco nos “Diálogos e Processos Criativos” onde serão debatidas e discutidas ideias, propostas e sugestões de fomento a arte será também parte da programação que merece destaque.
Com 25 anos de trabalho, a Cia Gente Falante registrou em livro e um documentário audiovisual a sua história. O Gazebo Cultural será o local da noite de autógrafos e confraternização do Festival. Teatro Municipal, Teatro do Hotel Laje de Pedra, Espaço Nydia Guimarães, Praça João Corrêa, Estúdio dos Bonecos da Cia Goliardos, Gazebo Cultural, ruas e avenidas serão tomadas pelos bonecos que parecem ter alma e coração.
A realização do Bonecos Canela é da Fundação Cultural, com o apoio de Prefeitura Municipal de Canela. Mais informações no www.bonecoscanela.com.br <http://www.bonecoscanela.com.br> , inclusive venda de ingressos on-line.