BÁRBARA PAZ COMENTA O LONGA “ASAS DO DESEJO” EM ENCONTRO VIRTUAL GRATUITO

É mais uma edição do Projeto Meu Filme Favorito, quando a atriz e diretora debate a obra de Wim Wenders com o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina, em evento realizado pelo Instituto Ling na quinta-feira, dia 1º de abril

Em tempos de pandemia, uma das atividades mais adequadas e prazerosas, ao permanecer o máximo possível em casa, é assistir filmes. E quando se pode participar de debate e trocas sobre as obras, melhor ainda, não é? Por isso, a dica é novamente, e sempre, o projeto Meu Filme Favorito que inicia seu quarto ano de atividades com uma edição virtual e gratuita comentada pela atriz, diretora e produtora Bárbara Paz. Durante o encontro, a artista debaterá com o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina uma das suas produções cinematográficas preferidas: o longa-metragem Asas do Desejo, lançado em 1987 e dirigido pelo cineasta alemão Wim Wenders. O evento acontece no dia 1º de abril, quinta-feira, às 19h, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site do Instituto Ling.


O público poderá interagir com os debatedores, enviando comentários e questionamentos, além de assistir a algumas das principais cenas do romance estrelado por Bruno Ganz e Otto Sander. No filme que se passa na Berlim pós-guerra, eles são anjos, invisíveis e imortais, que perambulam pela cidade tentando confortar a solidão e a depressão das almas que encontram, até que um deles se apaixona por uma trapezista, interpretada por Solveig Dommartin, e resolve abrir mão de sua imortalidade. A produção levou Wenders a receber o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes, em 1988, além dos títulos de melhor filme e fotografia pela Academia de Cinema Alemã.


Bárbara Paz se formou pela Escola de Teatro Macunaíma e pelo Centro de Pesquisa Teatral CPT de Antunes Filho e, atualmente, faz parte do grupo TAPA. No teatro, trabalhou em mais de 25 peças, protagonizando espetáculos de Oscar Wilde a Tennessee Williams. A atriz, que também é contratada da TV Globo, participou de diversas séries e novelas da emissora. Apresenta o programa A Arte do Encontro, no Canal Brasil. No cinema, atuou em inúmeros longas e curtas-metragens, incluindo Meu amigo Hindu, filme do cineasta Hector Babenco (1946-2016).

O documentário Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou é seu primeiro longa-metragem como diretora. O filme teve estreia no festival de Veneza, onde ganhou o prêmio de melhor documentário na competição oficial Venice Classics e o prêmio da crítica independente Bisato D'oro'. No Festival de Cinema de Mumbai (MIFF-2020, Índia), também foi vencedor na categoria de melhor documentário. O longa foi ainda selecionado pela Academia Brasileira de Cinema (ABC) para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2021.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito.

Em encontros mensais com participação de diferentes personalidades culturais do Brasil, o projeto Meu Filme Favorito é destaque na programação cultural do Instituto Ling desde 2018. Durante a pandemia, a atividade foi adaptada para o ambiente virtual, expandindo o seu alcance. Em 2020, o projeto recebeu diversas personalidades, entre eles Lázaro Ramos analisando o longa-metragem Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016), de Barry Jenkins, e o cineasta José Pedro Goulart examinando Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), de Michel Gondry. A atividade tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – CINEMA
Meu Filme Favorito: Asas do Desejo (1987), de Wim WendersBate-papo ao vivo a atriz, diretora e produtora Bárbara Paz e o jornalista e crítico de cinema Roger LerinaDia 1º de abril, quinta-feira, às 19h, pela plataforma ZoomGratuito, mediante inscrição prévia pelo site. Para a experiência completa da atividade, o Instituto Ling recomenda que o público assista ao filme, disponível gratuitamente no YouTube, ou para locação na plataforma MUBI.

Veja o trailer:



Informações úteis nas redes sociais do Instituto Ling:

Facebook

Instagram

YouTube
Twitter


Fone: 51 3533-5700

Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Sobre o Instituto Ling

Com 25 anos de atuação, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. Criado e mantido pela família Ling, atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da "holding company" Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.