AZIA E REFLUXO SÃO SINAIS DA HÉRNIA HIATAL

Maiores incômodos surgem à noite e limitam até mesmo a vida social de quem sofre com o distúrbio

Aquela azia persistente, ou o refluxo que insiste em incomodar logo após as refeições podem ter uma razão mais séria que a má digestão. Apesar de o nome causar estranheza, a hérnia hiatal, ou de hiato, é mais comum do que se imagina. Segundo o especialista em Cirurgia Geral Dr. Fábio Strauss, muitas pessoas chegam a se distanciar dos eventos sociais, especialmente os noturnos, tamanho o incômodo que sentem depois de ingerir as comidas comuns nestes encontros.

"Quem sofre com a hérnia de hiato passa por noites muito desagradáveis, com maior intensidade após refeições mais difíceis de serem digeridas, ou mesmo em grandes quantidades. Dores e queimação constantes são os principais sintomas e acabam limitando o bem-estar e as relações sociais do indivíduo", descreve.

A hérnia de hiato ocorre quando parte do estômago invade a cavidade torácica, passando pelo diafragma. Pressionado, o órgão deixa retornar ao esôfago alimentos e o suco gástrico, causando as desconfortáveis e até dolorosas sensações do refluxo gastroesofágico (DRGE). O médico alerta que o refluxo pode causar feridas que, caso não tratadas, aumentam o risco de incidência do câncer de esôfago.

Tratamento pode variar

Para amenizar o quadro, o primeiro passo é a mudança de hábitos. "Vivenciar uma rotina saudável, manter uma alimentação leve e adequada e praticar exercícios físicos são fatores importantíssimos", pondera o profissional, acrescentando que o excesso de peso é uma característica agravante para o refluxo.

Alguns casos podem exigir também o uso de medicamentos que neutralizem os sintomas. E, em outros, é inevitável recorrer à cirurgia. "A cirurgia da hérnia hiatal ocorre por laparoscopia, um procedimento minimamente invasivo realizado através de pequenos cortes. Em geral, o paciente permanece por apenas um dia no hospital e pode retornar às suas atividades em pouco tempo", finaliza.