AS MULHERES: SUAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS MARAVILHOSOS! VAI ENCARAR?

Precisamos nos colocar no lugar delas e entender seus "insights", ideias, dores, temores, culpas, felicidades, amores e tudo que toca nosso mundo

Por César Silva*

Ah meu amigo! Não tenha medo das mulheres! Tenha admiração! Aprender com elas a forma de expressão de suas emoções e sentimentos é fundamental a quem se interessa em um mundo melhor. Tenho um lado feminino avantajado, de sensibilidades, e, procuro ouvir muito! Falar também, mas ouvir, principalmente!

Aprendi tantas visões interessantes com minha esposa: uma mulher independente, forte, humilde, sensível e amável ao mesmo tempo. Cada vez que a vejo fazendo várias coisas ao mesmo tempo, com qualidade, me dá uma inveja boa.

A dedicação, a forma humana de analisar o mundo, a maneira realista em lidar com situações difíceis, me fazem perceber o quanto eu, homem, preciso aprender. A intuição que ela tem é algo de cinema! E admiro isso!

Vejo muitos homens criando brigas com esta verdade inconteste: elas são elas! Não tem comparação! Queremos chegar a ter a percepção de mundo aguçado como o delas! Só depois de muito tentar! E olha lá! Não deveriam estar se preocupando com competição, e, sim, adição, soma e multiplicação!

A fórmula de sucesso

Aprender tem se tornado um mantra nos dias atuais. Segundo Martha Gabriel, em seu livro Você, Eu e os Robôs – Pequeno Manual do Mundo Digital, o conhecimento humano dobra a cada ano, devendo dobrar a cada 12 horas em torno de 2020, estimando que haverá200 bilhões de dispositivos conectados no planeta. Ufa! É muita informação! E sabe o que pensei? As mulheres tiram isso de letra!! Começando pela autora! Então tomei uma decisão em minha vida: vou aprender com quem sabe! Com elas!

Leva tempo até começar a perceber e analisar a mulher moderna. Entender, nunca! Nem me atrevo! Mas observar já me deixa feliz! Essas guerreiras superinteligentes são balizas proeminentes de um novo tempo.

É claro que nós, homens, também temos as nossas qualidades e complementariedades, mas cabe a nós tentar aprender mais com elas. Digo isso por experiência pessoal e através dos estudos sobre comportamento humano que estou fazendo.

O ser humano é uma expressão divina de um universo de pensamentos , emoções, sensações e atitudes. Multiplique isso por mil e começamos a entender uma mulher!

Só o fato de terem a possibilidade de gerar uma vida colocando sua vida em perigo, é um diferencial sem limites. Não há receita de bolo: basta começar a observar com os olhos delas o que acontece. Erramos quando interpretamos com nossos olhos problemas e questões transversais. Precisamos nos colocar no lugar delas e entender seus "insights", ideias, dores, temores, culpas, felicidades, amores e tudo que toca nosso mundo.

Há uma preocupação que pula em minha mente: terei capacidade?

Um cérebro e várias expressões

Inúmeros estudos corroboram com a tese de que há mais neurônios em um cérebro feminino do que em um masculino. Acredito que a questão principal seja a utilização e não o número!

A razão e a emoção andam lado a lado, juntas, sem descolamento. Não há divisão formal entre um e outro. Quando nos expressamos, somos um conjunto único!

Nossas emoções são muito fortes a ponto de determinarem nossos caminhos. Nesse quesito, acredito que as mulheres sejam muito mais sensíveis do que nós. Tem outra lógica, ou, nenhuma, mas tem um instinto que age com perfeição!

Precisamos aceitar nossa posição: de aprendizes! Sejamos inteligentes em escutar realmente o que uma mulher nos diz quando nos dá a sua opinião. Certamente, ela já está no final dos cem metros rasos e nós recém na saída. Com razão ou não, importa? nPrefiro não ter razão e aprender, do que ter razão e brigar. Quase em 90% dos casos elas tem razão! É fato!

Facilite sua vida

Isso mesmo! Foque no que realmente vale o esforço! As mínimas coisas que servem para desaguar palavras e sentimentos de terceiros não deveriam nem fazer cócegas. Precisamos conhecer as  mulheres que convivem conosco! Precisamos descobrir e apreciar o que está embutido nas palavras, gestos e emoções. Precisamos aumentar nossa sensibilidade para perceber as nuances das expressões e gestos delas, pois ali estão misturados tudo o que nos querem dizer, ao mesmo tempo agora! Que complexidade! E para elas é tão fácil! Extraordinário! Magnífico! Nem me atrevo a falar de amor, resumidamente!

A curiosidade é um fator importante. Não brigue com a curiosidade de uma mulher, aguce! Amplifique esse sentimento para se tornar interessante para ela. Seja no trabalho, nas relações pessoais e amorosas, a curiosidade é um combustível de trocas e aprendizados maravilhosos.

Dia desses chegou uma carta que deixei em minha mesa e disse que iria abrir no dia seguinte, pois estava cansado. A pergunta veio: como você consegue dormir sem saber o que está escrito? E eu pensei, o que responder? Eu disse: amor, durmo para estar melhor preparado para o conteúdo. Se for bom, ótimo! Se for ruim, não vou resolver agora mesmo!! Mas ela não sossegou! O que vocês acham que eu fiz??

Híbrido ou Cíbrido?

Cheguei a uma conclusão: somos híbridos. Isso mesmo! E futuramente cíbridos. Já explico!!! O termo cíbridos foi criado em 2012 por Martha Gabriel para citar a evolução humana e a sua mistura com robôs, biologicamente falando, na interpretação do futuro, segundo a autora.

Híbridos são a mistura entre gêneros expressos em uma criatura. Ou seja, todos temos características femininas e masculinas intrincadas em nós. Antigamente se confundiam essas situações com observações preconceituosas.

Hoje vemos várias expressões culturais e artísticas com uma mescla de características de ambos os gêneros: masculino e feminino. Há um certo saudosismo de alguns sobre esse tema, mas a psicologia já tratou muito bem disso. A expressão: vai te tratar!!! Já diz tudo!

E aí, vai encarar? Prefiro dizer: vai aprender? De uma vez por todas: somos todos seres humanos! Em formas, tamanhos, cores, personalidades e histórias diferentes. Não há porque, no mundo em velocidade supersônica, ficar se preocupando demais com isso. Há de se viver!

E nesse quesito, sou afirmativo: Mulheres me ensinem! Admiro vocês, observo vocês e, gosto tanto de vocês, que minha esposa é uma excelente representante "da classe" ao meu lado! KKK! Tchau pra ti!

*César Silva é professor, escritor, consultor, mentor - Head of Business @cesarsilvasimplesmente, Professor/Tutor Externo IERGS/Uniasselvi, Conselheiro da Fenac S.A.

 Disponível em www.cesarsilvasimplesmente.com.br e www.inspirandorumos.com.br