ARTISTA DE NOVO HAMBURGO TRABALHA COM COMUNICAÇÃO-NÃO VERBAL E ACESSIBILIDADE EM NOVO CURTA

Em Novo Hamburgo, projeto aproxima comunidade por meio da acessibilidade na linguagem e a atitude inclusiva

Um curta-metragem sem diálogos que propõe uma experiência de conexão com o espectador através de recursos de imagem, som e linguagem inclusiva. Esse é Através do Silêncio, Eu Mudo, novo projeto audiovisual do artista Alex Riegel que tem como cenário, a sede do Projeto do Lixo ao Livro, um espaço cultural de garagem criado pelo artista em 2019.

Enredo: Na cidade de Novo Hamburgo, um tradicional artista que cata lixo e faz livros realiza uma experiência artística e sensorial em seu atelier. Enquanto fabrica um livro artesanal em estilo medieval a partir da reativação de resíduos, ele exalta a ancestralidade alemã, a cultura do artesanato em seu território e se comunica com o mundo através das mãos e do silêncio.
Depois de ter produzido outros projetos com incentivo de edital público, como o documentário Projeto do Lixo ao Livro em 2021, Através do Silêncio, Eu Mudo passa a ser mais uma iniciativa que pretende conectar a sua arte com a comunidade. Selecionado a partir do Edital Cultural 02/2023 o projeto é apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
O curta conta com direção de Anderson Zang e um dos diferenciais do novo projeto, que conta com 13 minutos de duração, é a acessibilidade na linguagem e a atitude inclusiva de contratar Pessoas com Deficiência para integrar a equipe criativa.
Com legendas descritivas em português e inglês e audiodescrição em 4 idiomas (português, inglês, espanhol e alemão/hunsrück), o filme busca conversar com todos os tipos de espectadores, apresentando os seus conceitos de arte, sustentabilidade e inovação para todos os públicos. A estreia do filme ocorreu no dia 26 de setembro de 2024 para estudantes surdos/as na Escola Estadual Especial Keli Meise Machado, em evento comemorativo do Dia Nacional do Surdo/a.
Assim, 4 bairros (São José, Rondônia, Liberdade e Ouro Branco) estão recebendo a primeira turnê de exibições gratuitas do filme, incluindo atividades de bate-papo com o autor, experiências sensoriais com o livro original criado durante o enredo criativo do filme, intérprete em LIBRAS e a participação de Gabriel Schuck, PCD Visual, músico e integrante da equipe criativa. As atividades são destinadas para alunos a partir do 4º ano do Ensino Básico.
Já para dia 30 de outubro de 2024, está prevista a exibição do filme em grande evento realizado pela ADEVIS NH (Assoc. dos Deficientes Visuais). A segunda fase de exibições emNovo Hamburgo já está com agenda disponível para escolas e entidades interessadas.
Informações: projetodolixoaolivro@gmail.com ou whatsapp (51) 992167670
Ficha Técnica do projeto: Roteiro e Atuação: Alex Riegel Direção: Anderson Zang Direção de Arte e Continuísmo: Marlon Nunes Colaborações Especiais (PCD): Gabriel Schuck (Visual), Billy Anderson (Autista) e Raquel da Silva (Auditiva)
Assistente de Direção: Katia Marin
Making of: Martina Riegel
Supervisão de Audiodescrição: Patrícia Roveda
Convidados Especiais Audiodescrição: Ademir Klauck e Kamille Abrão Consultoria
LIBRAS: Fátima Santos
Assessoria de Comunicação e Imprensa: Bruna Monteiro
Gestão Contábil: Rogerio Castro Diarista: Angelo Marques Administração e Gestão Cultural: QG Produções Artísticas Iniciativa Cultural: Projeto do Lixo ao Livro Participação Especial: Coral Santa Cecília de Dois Irmãos