ARTIGO | Mudanças nas redes sociais: atualizações de uso e os impactos nos negócios

  • 27 de Fevereiro, 2025
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  • Cultura
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Publicitária aborda os impactos das recentes mudanças nas redes sociais tanto nos negócios quanto no uso pessoal

Por Bruna Monteiro - publicitária

Nos últimos meses, as redes sociais passaram por mudanças significativas que impactam tanto os usuários, quanto as empresas que utilizam essas plataformas para negócios. Novos tamanhos de postagens e mudanças nos “destaques” podem parecer ajustes simples, mas podem alterar a forma como marcas e criadores de conteúdo estruturam sua presença digital. Além disso, mudanças na moderação do META levantam debates sobre liberdade de expressão e desinformação. Juntamente a isso, o crescimento das IAs desafia cada vez mais empresas a adaptarem suas estratégias digitais. Abaixo, você confere um pouco mais sobre esses assuntos.

O Fim da Moderação de Conteúdo

Mark Zuckerberg anunciou o fim da moderação de postagens no Facebook e Instagram, alegando que os mecanismos de checagem de fatos teriam viés político. Essa decisão levanta um alerta importante: sem controle, aumenta o risco de disseminação de desinformação, discursos de ódio e conteúdos prejudiciais. Essa liberdade traz um desafio: o aumento da responsabilidade individual e coletiva. Cabe agora a nós, usuários, e também a veículos de imprensa, geradores de conteúdo e educadores digitais criarmos estratégias para combater a desinformação e promover um ambiente online mais seguro e transparente.

Perfis de Inteligência Artificial: A Nova Realidade Digital

Uma situação que vem acontecendo bastante é o crescimento de perfis gerenciados por inteligência artificial nas redes sociais. Essas contas, que possuem fotos, biografias e interagem com os usuários, podem gerar e compartilhar conteúdos de forma autônoma. O desafio agora é entender como distinguir o que é real do que é artificial. Criadores de conteúdo também precisarão se adaptar, pois passam a concorrer não apenas com influenciadores humanos, mas também com avatares digitais projetados para engajamento.

Empresas e a Revisão de Políticas de Inclusão

Enquanto algumas empresas, como Meta e Amazon, estão reduzindo ou eliminando programas de diversidade e inclusão, outras, como Apple e Natura, seguem apostando nesses valores como parte de sua estratégia de mercado. Isso levanta um debate sobre a importância da responsabilidade social e de como o público responde a essas decisões. Afinal, mais do que uma tendência, a diversidade e a inclusão são fatores que impactam diretamente a reputação e a sustentabilidade das marcas. Com isso, vale salientar a importância de que cada negócio tenha os seus valores muito bem alinhados com a essência e o DNA da empresa, pois são esses pontos, entre tantos outros, que agregam valor às marcas e geram identificação por parte dos clientes. Sustentar os seus valores com o passar do tempo é fundamental para uma marca bem estruturada!

Mais atualizações

O início do ano vem sendo de muitas novidades nas plataformas digitais, em especial nas redes do grupo META, e sabemos que muitas mais estão por vir. Confira mais algumas novidades em usabilidade:

  • O tamanho das postagens de feed (para fotos, cards e carrosséis) gradualmente está oficialmente passando para o formato 4:5 (1080x1350 pixels).
  • Os “destaques”, que até então se localizam abaixo da bio do perfil, em seguida mudarão de lugar e estilo, mudando-se para uma aba próxima a de “feed”, “reels” e “marcados”.
  • O WhatsApp também evoluiu na integração com o Instagram, ganhando uma figurinha para ser aplicada nos stories. Tal atualização pode ser muito bem utilizada para negócios como restaurantes, lojas e empresas, que agora não precisam mais botar o link do seu telefone para contato para divulgar algum story.

O cenário digital está mudando rapidamente, trazendo desafios e oportunidades. Mais do que nunca, estar informado e consciente sobre essas mudanças é essencial para navegar nesse novo ambiente digital com segurança e discernimento. Com isso, é possível transformar essas informações em conhecimento para a construção de estratégias de comunicação efetivas para os negócios.

Todos esses assuntos (e muitos outros), a edição de janeiro do podcast “Qual é o B.O?” trouxe em live, que está salva no Canal de Youtube do projeto, que tem transmissões mensais.

Esse texto postagem é um oferecimento da Altabox Marketing Digital, empresa que conta com diversas soluções em comunicação, e conta com a curadoria de Bruna Monteiro, Kika Giordano e Poli Lopes.